Valve é processada por “monopólio em jogos de PC” no Steam

O estúdio Wolfire Games, responsável pelo site e projeto Humble Bundle, iniciou um processo contra a Valve, criadora do Steam e de vários jogos que por lá estão, sob alegação de monopólio. O objetivo é atacar a dominância da Valve no mercado de games para PC, já que o Steam é uma das lojas digitais mais antigas do ramo – e que conta com um dos catálogos mais vastos.

  • Como jogar Dandara: Trials of Fear Edition [Guia para iniciantes]
  • Como desbloquear o iPhone usando o Apple Watch

 

Steam pode ter problemas legais por suposto monopólio (Imagem: Reprodução)

Steam pode ter problemas legais por suposto monopólio (Imagem: Reprodução)

O processo, que já foi registrado em Washington, nos EUA, diz que considera ilegal a união do Steam como plataforma e o Steam como loja, por criar um ambiente muito centrado para desenvolvedores de jogos.

Pode parecer confuso, mas a desenvolvedora alega que a Valve tira proveito da situação, tentando convencer desenvolvedores que lançar um game no Steam é sinônimo de sucesso, enquanto mantém a alta comissão de 30% para cada venda.

A afirmação tem um fundo de verdade: nos últimos anos, vários jogos que estavam disponíveis apenas em outras plataformas entraram no Steam. Um dos grandes exemplos foi com a EA, que tem seu próprio aplicativo, o Origin, mas decidiu voltar a vender tudo no Steam, de Need for Speed a The Sims com todas as expansões.

O problema é que não para por aí. De acordo com o processo, o Steam, em tese, proíbe que desenvolvedores aumentem o preço dos games na plataforma em relação a outras, para compensar a taxa de 30%.

Apple X Epic X Steam X Wolfire

Vale lembrar que a taxa de comissão que a empresa cobra de desenvolvedores, em sua maioria, é de 30% também em outras plataformas. Mas algumas estão tentando mudar a situação e o ecossistema.

A Microsoft já anunciou que vai cortar para 12% para jogos de PC a partir de agosto. A Epic Games Store, principal concorrente do Steam, já trabalha com comissão de 12% há algum tempo, o que a torna extremamente competitiva.

O problema da Wolfire com a Valve se assemelha ao que Epic Games e Apple encaram desde o final de 2020 – as duas empresas estão em batalha judicial por conta da taxa cobrada por venda em aplicativos na App Store.

Com informações: The Verge.

Valve é processada por “monopólio em jogos de PC” no Steam


rastrear o celular pelo email


Fonte: https://tecnoblog.net/438304/valve-e-processada-por-monopolio-em-jogos-de-pc-no-steam/
Valve é processada por “monopólio em jogos de PC” no Steam Valve é processada por “monopólio em jogos de PC” no Steam Reviewed by MeuSPY on maio 03, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.