Google desiste de teste e faz Chrome exibir endereço completo de sites

O Google passou os últimos anos cogitando ocultar a URL completa de uma página na barra de endereços do Chrome. A ideia foi bastante criticada, mas a empresa insistia nela por considerar que a mudança contribuiria para o aspecto da segurança. Bom, não é mais assim: no atual Chrome 91, a companhia deixou esse plano de lado.

  • Google Chrome tem nova falha grave de segurança sendo usada por hackers
  • Google Chrome não abre? 6 dicas para resolver esse problema
Google Chrome (imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Google Chrome (imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Oficialmente, a proposta de ocultar uma parte da URL começou a ganhar forma em 2018. Com qual objetivo? O Google dizia que, com isso, o usuário teria mais facilidade para identificar sites confiáveis, pois a ocultação faria apenas o nome de domínio do site (como tecnoblog.net) ser mostrado.

Naquele ano, a companhia explicou que a mudança poderia mitigar ataques homográficos (que usam endereços falsos que lembram a URL de um site legítimo) e ainda evitaria que o usuário tivesse que lidar com endereços “cada vez mais longos e ininteligíveis”, por exemplo.

Apesar das explicações, a ideia encontrou forte resistência. Diante disso, o Google decidiu adiar os testes do recurso por algum tempo. O plano só foi retomado em 2020 com as versões experimentais do Chrome 85.

Google reconhece que ocultar URL é má ideia

Além de ocultar parte do endereço, o Google também testou a ideia de ocultar totalmente a URL e exibir apenas o termo de busca que levou à página. A companhia acabou se convencendo de que essas abordagens não funcionam, no entanto.

Na página do bug tracker do Chromium, Emily Stark, do time de desenvolvimento do Google, justificou a decisão de não levar a mudança adiante: “este experimento não atingiu métricas de segurança relevantes, então não vamos lançá-lo”.

Como já informado, o atual Chrome 91 já não permite que a ocultação de URL seja testada. O navegador oculta trechos como “https://www” e “https://m”, mas o restante da URL permanece visível.

Com informações: Android Police.

Google desiste de teste e faz Chrome exibir endereço completo de sites


localizar dispositivo pelo google


Fonte: https://tecnoblog.net/450842/google-chrome-nao-vai-mais-esconder-parte-endereco-sites/
Google desiste de teste e faz Chrome exibir endereço completo de sites Google desiste de teste e faz Chrome exibir endereço completo de sites Reviewed by MeuSPY on junho 11, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.