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Mercado de anúncios online ultrapassou R$ 120 bi na UE
Parte da investigação da Comissão Europeia aprofunda estudos sobre as plataformas de marketplace de anúncios do Google: o Ad Manager e o AdX. Ela também vai apurar o uso da ferramenta aplicada ao YouTube, bem como se a companhia impõe acesso limitado a informações a suas rivais no mercado.
Em 2019, o gasto com anúncios digitais ultrapassou a marca de R$ 120 bilhões na União Europeia, segundo números da comissão antitruste do bloco. A vice-presidente da UE e chefe da investigação, Margrethe Vestager, disse em comunicado à imprensa:
“Serviços de anúncios online são um pilar de como o Google e outros anunciantes monetizam produtos digitais. A empresa coleta dados para serem usados por propaganda direcionada, vende espaços e também atua como um intermediário entre anunciantes e domínios. Então o Google está em todos os níveis da cadeia deste setor. Estamos investigando se a companhia dificultou a competição no mercado de tech stack.”
Por enquanto, Vestager não confirmou uma data para a conclusão do inquérito da Comissão Europeia, que levou 2 anos para anunciar a abertura da investigação – ela começou em 2019, quando a UE disse que abriria uma consulta com especialistas e empresas sobre tecnologia em publicidade online.
Google já foi multado 3 vezes pela Comissão Europeia
Segundo a comissão, a demora se deve à complexidade do caso, à cooperação – ou à falta dela – de empresas envolvidas e ao direito de defesa que estas podem exercer mediante ao inquérito. Caso seja condenado, o Google deverá pagar multas a comissão antitruste. Não seria a primeira vez: a UE já multou a a companhia por práticas abusivas em 3 ocasiões diferentes desde 2015.
Dentro da União Europeia, países individuais travam suas próprias disputas jurídicas com o Google. A vitória recente da França sobre a empresa, que concordou pagar multa de mais de R$ 1 bilhão de reais, abre um precedente jurídico a outros membros do bloco. Como parte do acordo firmado com o governo francês, o Google disse que ia reestruturar o Google Ad Manager e o AdX – alvos do processo antitruste.
Em nota ao Engadget, um porta-voz disse que a empresa ia cooperar com a Comissão Europeia para ilustrar as vantagens de suas ferramentas de propaganda online:
“Milhares de negócios usam nossos produtos de anúncios online todos os dias para alcançar novos clientes e gerar receita a seus sites […] Eles escolheram esses serviços porque são competitivos e dão resultados. Vamos continuar a colaborar com a Comissão Europeia para responder as perguntas dela e demonstrar os benefícios de nossos produtos”
Com informações: Engadget.
Google tem vantagem indevida em anúncios online? A União Europeia quer saber
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Fonte: https://tecnoblog.net/453822/google-tem-vantagem-indevida-em-anuncios-online-a-uniao-europeia-quer-saber/
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