iOS 4 de dez anos atrás é recriado em app para iPhone que Apple pode remover

O iOS 4 é a primeira versão do sistema operacional móvel da Apple com esse nome. Até então, a companhia usava a denominação iPhone OS. Mas o detalhe mais interessante é o efeito nostálgico. Essa versão foi lançada há dez anos e é muito diferente do iOS atual. Quem quiser relembrar a experiência agora tem a chance: o iOS 4 acaba de ser “lançado” como aplicativo beta para iPhone.

  • Como desativar a notificação do Tempo de Uso do iPhone
  • Usuários do iOS 14 são rastreados mesmo com recurso de privacidade da Apple
OldOS em um iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

OldOS em um iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Não, essa não é uma iniciativa da Apple. O OldOS, como o projeto foi batizado, é resultado do trabalho de um desenvolvedor que se identifica como Zane. No Twitter, ele explica que a novidade foi criada para ser fiel ao iOS 4 original e tão funcional quanto possível. Todo o trabalho foi feito com o SwiftUI.

O iOS 4 foi desenvolvido com foco no iPhone 3G, logo, o OldOS simula, nos iPhones atuais, a parte frontal do antigo modelo. Até o botão home é simulado, com direito a um feedback tátil para aproximar o usuário da experiência de usar o iPhone 3G.

A parte mais notável é esta: grande parte dos aplicativos do iOS 4 é funcional no projeto. O Photos do OldOS, por exemplo, dá acesso ao rolo de câmera do iPhone verdadeiro, mas mantém a interface de dez anos atrás, obviamente. O Safari também é capaz de abrir páginas, mas, novamente, preserva o antigo layout.

Não para aí. O “slide to unlock” está presente aqui e o OldOS é capaz até de reconhecer a operadora do usuário, bem como informar o status real da bateria.

É verdade que, na atual versão, dois aplicativos apresentam inconsistências: YouTube e Messages. Zane explica que está trabalhando para corrigir as falhas nesses apps, porém.

OldOS: baixe o quanto antes

Zane não lançou o OldOS como um aplicativo finalizado e disponível via App Store. Em vez disso, a novidade foi liberada como um app em teste que requer o TestFlight: após instalar esta ferramenta, acesse este link para obter o OldOS.

Existe o risco de a Apple considerar que o OldOS viola uma ou mais de suas políticas, portanto, interessados em testar a ferramenta devem baixá-la o quanto antes. Não seria a primeira vez: o The Verge lembra que o Rewound, aplicativo que simulava o iPod, foi banido pela companhia em 2019.

De todo modo, o OldOS também é uma iniciativa de código-fonte aberto. O download do código pode ser feito a partir do GitHub do projeto.

OldOS em um iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

OldOS em um iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Tecnocast 196 – O que tem de novo no iOS?

No dia 07/06 aconteceu a WWDC 2021 — conferência anual onde a Apple apresenta as suas principais novidades de software e nuvem.

Neste episódio a gente comenta as principais novidades sobre iOS, macOS, watchOS e mais! Dá play e vem com a gente.

iOS 4 de dez anos atrás é recriado em app para iPhone que Apple pode remover


rastrear celular iphone


Fonte: https://tecnoblog.net/450381/oldos-aplicativo-simula-ios-4-iphone-3g/
iOS 4 de dez anos atrás é recriado em app para iPhone que Apple pode remover iOS 4 de dez anos atrás é recriado em app para iPhone que Apple pode remover Reviewed by MeuSPY on junho 10, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.