Notepad++ remove suporte ao Bing após Microsoft ser acusada de censura

Usuários do editor de textos e código-fonte Notepad++ podem ter notado uma mudança sútil na versão mais recente da ferramenta, mas com um significado de peso: Don Ho, desenvolvedor responsável pelo projeto, decidiu tirar o suporte ao Bing no aplicativo por entender que a Microsoft praticou censura em seu buscador.

  • Windows 10 não terá novas prévias antes de anúncio do Windows 11
  • Microsoft Edge insiste que usuários troquem Google por Bing
Notepad++ (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Notepad++ (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Bing não exibia fotos do “Rebelde Desconhecido”

De fato, a Microsoft se envolveu em uma polêmica recentemente. O dia 4 de junho é a data usada para lembrar o massacre na Praça da Paz Celestial (Tiananmen) de Pequim, em 1989. Porém, no dia de 4 junho deste ano, as buscas realizadas no Bing não mostravam a imagem mais marcante da ocasião.

Sendo exato, as buscas por Tank Man não apresentavam nenhuma foto nos resultados (aparentemente, os resultados eram limitados somente nas pesquisas em inglês).

Tank Man é a denominação pela qual ficou conhecido o homem que foi filmado e fotografado se posicionando à frente de uma fila de tanques de guerra que avançava pela região da Praça da Paz Celestial no dia 5 de junho de 1989.

Chamado no Brasil de Rebelde Desconhecido ou Homem dos Tanques, o homem levava apenas sacolas nas mãos, mas não hesitava em se mover para os lados para evitar a passagem dos tanques.

O Bing agora exibe normalmente imagens para "Tank Man" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Bing agora exibe normalmente imagens para “Tank Man” (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Em certo momento, ele sobe no tanque que liderava o comboio, desce após alguns instantes e, ao perceber que o veículo começava a avançar, corre para novamente se posicionar à frente. O ato de resistência só é finalizado quando um grupo de pessoas, aparentemente temendo pela vida do homem, se aproxima e o tira de lá.

O homem nunca foi identificado, tampouco sabe-se o que aconteceu com ele após o acontecimento (há a suspeita de ele tenha sido preso e executado, mas essas informações nunca foram confirmadas). De todo modo, o seu ato de resistência entrou para a história e é lembrado anualmente em 4 de junho.

Não é de causar surpresa que a ausência de imagens do Tank Man no Bing em uma data tão importante tenha causado revolta. Contatada pela The Verge na ocasião, a Microsoft explicou que o problema foi causado por “um erro humano acidental” e que estava trabalhando em uma correção.

Criador do Notepad++ fala em censura

O problema foi mesmo corrigido. Apesar disso, muita gente não ficou convencida com a explicação da Microsoft. Don Ho é um deles. Na página do Notepad++ no GitHub, o desenvolvedor afirma que houve censura:

Quando um mecanismo de busca faz censura em vez do seu trabalho, os resultados da pesquisa perdem a sua qualidade e não são mais confiáveis. Assim, o Microsoft Bing foi removido do Notepad++ no comando “pesquisar na internet”.

Don Ho

O comando em questão permite ao usuário selecionar uma palavra ou expressão, clicar com o botão direito do mouse sobre ela e pesquisá-la no mecanismo de busca padrão do editor.

Antes da atualização, o Notepad++ exiba DuckDuckGo, Google, Bing, Yahoo e Stack Oferflow entre as opções. Depois da última atualização (versão 8.0), o Bing não é mais listado.

Antes e depois do Notepad++ (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Antes e depois do Notepad++ (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Para os usuários que sentirem falta do Bing (alguém sentirá?), ainda é possível definir o buscador da Microsoft como padrão na ferramenta, basta fazer uma inserção manual no campo “Indique seu motor de pesquisa aqui”.

Notepad++ remove suporte ao Bing após Microsoft ser acusada de censura


rastreio de telefone


Fonte: https://tecnoblog.net/449468/notepad-plus-plus-remove-suporte-bing-microsoft-acusada-censura/
Notepad++ remove suporte ao Bing após Microsoft ser acusada de censura Notepad++ remove suporte ao Bing após Microsoft ser acusada de censura Reviewed by MeuSPY on junho 08, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.