TIM ativa rede 5G DSS em Fortaleza, Recife e Salvador

A TIM anunciou nesta quarta-feira (30) a expansão da sua rede 5G DSS para três capitais do Nordeste. Clientes da operadora com smartphone compatível poderão desfrutar da tecnologia de quinta geração com compartilhamento dinâmico de espectro em Fortaleza, Recife e Salvador.

  • Afinal, o 5G DSS que temos no Brasil é “5G de verdade”?
  • O que é 5G DSS? [Espectro dinâmico]
TIM 5G (Foto: Paulo Higa)

TIM ativou 5G DSS em Fortaleza, Recife e Salvador (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A cobertura de 5G DSS não abrange toda a extensão dos municípios e o serviço está disponível apenas em alguns bairros, avenidas e arredores. Confira:

Município Localidades com 5G DSS da TIM
Recife (PE) Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem, Pina e Marco Zero
Fortaleza (CE) Aldeota e Meireles
Salvador (BA) Circuito Barra-Ondina

Para usar o 5G DSS da TIM, basta ter um smartphone compatível e estar dentro da área de cobertura. Não é necessário contratar um plano específico ou pedir ativação da tecnologia.

Além das três capitais nordestinas, o 5G DSS da TIM está disponível em algumas localidades de São Paulo, Campinas e Santos (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).

TIM diz que 5G DSS é uma prévia

No comunicado à imprensa, a TIM informa que o 5G DSS é uma funcionalidade que utiliza as frequências atuais da rede 4G e permite um uso otimizado no serviço de celular. A operadora ressalta que a tecnologia de compartilhamento de espectro é uma prévia do sinal de quinta geração.

A operadora também promete a ampliação do 5G DSS até a chegada do 5G puro, e estima que a tecnologia definitiva chegue ao Brasil no segundo semestre de 2021.

Para que o 5G puro seja realidade, é necessário que o leilão de frequências da Anatel seja efetivado. A expectativa inicial do Ministério das Comunicações que a licitação aconteceria ainda no primeiro semestre de 2021, mas isso não ocorreu.

Em maio, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que o 5G DSS não é 5G de verdade e pediu para que as operadoras de celular e fabricantes de smartphones removessem o ícone da quinta geração dos dispositivos conectados em uma rede com compartilhamento de espectro.

5G DSS nas outras operadoras

A TIM não é a única operadora que investe no 5G com compartilhamento de espectro:

  • A Claro tem rede 5G DSS em 12 cidades de todas as regiões do Brasil. A cobertura também é restrita a alguns bairros.
  • A Vivo utiliza o 5G DSS como tecnologia experimental, e mantém sinal da quinta geração em bairros de oito municípios brasileiros.
  • A Oi mantém uma rede 5G em Brasília, mas ao contrário das concorrentes não utiliza tecnologia de compartilhamento de espectro. A cobertura atinge uma área de 460 km², o que equivale a 80% da extensão da capital federal.

TIM ativa rede 5G DSS em Fortaleza, Recife e Salvador


rastrear notebook roubado pelo gmail


Fonte: https://tecnoblog.net/456496/tim-ativa-rede-5g-dss-em-fortaleza-recife-e-salvador/
TIM ativa rede 5G DSS em Fortaleza, Recife e Salvador TIM ativa rede 5G DSS em Fortaleza, Recife e Salvador Reviewed by MeuSPY on junho 30, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.