Falso instalador do Windows 11 engana usuários e baixa software malicioso

Apesar de o Windows 11 ainda não ter sido lançado, a Microsoft permite que prévias da novidade sejam testadas a partir do programa Windows Insider. Mesmo assim, há quem busque “fontes alternativas” para experimentar o sistema operacional. Essa decisão pode ser perigosa: falsos arquivos de instalação estão disponíveis por aí e trazem, no lugar do Windows 11, vários malwares.

  • Ransomware: a mina de ouro dos hackers, o pesadelo das organizações
  • O que é backdoor em computação?
Instalador falso do Windows 11 (imagem: divulgação/Kaspersky)

Instalador falso do Windows 11 (imagem: divulgação/Kaspersky)

O alerta vem da Kaspersky. A companhia dá como exemplo um arquivo de nome 86307_windows 11 build 21996.1 x64 + activator.exe que foi encontrado na internet e tem 1,75 GB de tamanho. Esta última característica faz o arquivo parecer legítimo, afinal, imagens de sistemas operacionais costumam ser grandes. Mas esse é só um detalhe que serve para enganar o usuário.

Uma análise mostra que, quando executado, o arquivo abre um falso assistente de instalação. Em vez de instalar o Windows 11, o processo baixa um segundo executável que também exibe um falso instalador e, para convencer a pessoa a continuar a instalação, mostra até um contrato de licença.

Novamente, tudo é falso, a começar pelo tamanho do primeiro download. O executável tem 1,75 GB por conter um arquivo DLL cheio de dados inúteis.

Se o usuário não perceber a cilada e mantiver a suposta instalação, o segundo executável baixará e instalará vários malwares. Entre eles podem estar vírus, cavalos de troia, adwares, entre outras ameaças.

De onde baixar o Windows 11 com segurança?

Há quem precise baixar o Windows 11 para testar o desempenho de softwares no sistema operacional ou apenas por curiosidade, por exemplo. Independentemente da motivação, a Microsoft permite que prévias do sistema operacional sejam baixadas e testadas por qualquer pessoa, gratuitamente.

Para isso, é necessário apenas se cadastrar no programa de testes Windows Insider e seguir as orientações posteriores para download e instalação.

Você já sabe, mas não custa ressaltar: as prévias do Windows 11 são versões não finalizadas e, portanto, podem apresentar inconsistências ou problemas de desempenho. Por causa disso, é recomendável fazer a instalação em um computador destinado especificamente a testes.

Tecnocast 200 – A Microsoft que ninguém esperava

No que você pensa quando ouve o nome Microsoft? Numa empresa dinâmica, preocupada em estar onde o usuário está, aberta à inovação e com foco em serviços? Anos atrás, a companhia criada por Bill Gates e administrada por Steve Ballmer não seria associada a nada disso. Sob o comando de Satya Nadella, no entanto, as coisas mudaram.

O Tecnocast 200 analisa a trajetória da Microsoft nos últimos sete anos e a guinada da empresa de uma lógica de venda de produtos para assinatura de serviços. Também falamos, é claro, sobre o aguardado lançamento do Windows 11. Dê o play e confira!

Falso instalador do Windows 11 engana usuários e baixa software malicioso


rastreador de celular roubado


Fonte: https://tecnoblog.net/466201/falso-instalador-windows-11-baixa-malwares-computador/
Falso instalador do Windows 11 engana usuários e baixa software malicioso Falso instalador do Windows 11 engana usuários e baixa software malicioso Reviewed by MeuSPY on julho 26, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.