Código Konami celebra aniversário de 35 anos; saiba como o macete surgiu

O clássico macete conhecido como “Código Konami” comemora seu aniversário de 35 anos nesta segunda-feira (13). Para celebrar a data, a Konami criou playlists no Spotify com músicas de seus jogos mais famosos remixadas pelos DJs Tokyo Machine e Nº 2. A empresa também aproveitou para reunir informações sobre a série de games retrô Arcade Archives para PS4 e Nintendo Switch em um site especial.

  • À moda antiga: 6 jogos 8-bits para PC e consoles
  • Sente falta de consoles clássicos? Conheça 8 mini consoles retrôs
Código Konami se tornou popular no jogo Contra, para NES (Imagem: Divulgação/Konami)

A desenvolvedora também lançou novos produtos temáticos do Código Konami em sua loja oficial, como bonés, camisas, canecas, mouse pads, entre outros. Porém, as mercadorias são vendidas apenas em dólares e estão sujeitas a taxas de importação, se forem entregues aqui no Brasil.

Código Konami facilitou a vida de desenvolvedores

Considerado o cheat mais famoso do mundo, o Código Konami apareceu em um videogame pela primeira vez em 1986, no jogo de naves Gradius. Ativado pela sequência “cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A”, o macete libera melhorias que deixam a vida dos jogadores mais fácil e revela segredos, como easter eggs.

Criado por Kazuhisa Hashimoto — desenvolvedor da versão para NES, o Nintendinho, de Gradius —, o Código Konami foi usado para facilitar o processo de zerar o jogo, que era muito difícil. Hashimoto programou o macete para liberar todas as melhorias da nave, permitindo a ele passar por todas as fases sem dificuldade.

Porém, na hora de lançar a versão final de Gradius para NES, o desenvolvedor esqueceu de remover o código do game. Em seguida, Hashimoto aproveitou o acidente para incluir o cheat em todas as sequências do jogo de naves.

Gradius foi o primeiro jogo a usar o Código Konami (Imagem: Divulgação/Konami)

A popularização do Código Konami, no entanto, só aconteceu por causa do jogo Contra — lançado para arcade em 1987. Com jogabilidade difícil e punitiva, o game foi criado para forçar crianças a gastarem muitas fichas nos fliperamas, pois era comum morrer muitas vezes durante a campanha.

Quando os desenvolvedores da Konami estavam programando a versão para NES de Contra, eles viram que seria frustrante morrer diversas vezes jogando em casa. Fora que a empresa não teria retorno financeiro vendendo fichas de fliperama nesse caso. Com isso, o cheat foi introduzido para garantir 30 vidas ao ser executado no console.

Até jogos atuais, como Fortnite, usam o Código Konami

Desde então, o código esteve presente em diversas franquias da Konami, como Castlevania, Teenage Mutant Ninja Turtles e Dance Dance Revolution. Além disso, o cheat aparece até em títulos de outras empresas para os consoles mais atuais.

Em Fortnite, por exemplo, o código era usado para acessar o minigame Durr Burger na tela do buraco negro no evento de final da Temporada 10 do Capítulo 1.

Para encontrar as playlists comemorativas de aniversário do macete, as informações sobre a série de games retrô Arcade Archives, e as novas mercadorias, basta acessar o site especial de 35 anos do Código Konami.

E para você, leitor, qual é a sua melhor lembrança com o Código Konami? O cheat já salvou sua vida em algum jogo de Nintendinho ou liberou segredos interessantes em outros games mais novos? Compartilha com a gente a sua história na Comunidade do Tecnoblog.

Com informações: Atlas Obscura.

Código Konami celebra aniversário de 35 anos; saiba como o macete surgiu


rastrear celular motorola pelo imei


Fonte: https://tecnoblog.net/491378/codigo-konami-celebra-aniversario-de-35-anos-saiba-como-o-macete-surgiu/
Código Konami celebra aniversário de 35 anos; saiba como o macete surgiu Código Konami celebra aniversário de 35 anos; saiba como o macete surgiu Reviewed by MeuSPY on setembro 13, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.