Placa de vídeo Intel Arc mais poderosa deve brigar com Nvidia RTX 3070

Que a Intel vai disputar espaço no mercado de placas de vídeo dedicadas não é novidade. A pergunta que permanece no ar é: quão potentes serão esses dispositivos? Temos algumas pistas: uma apresentação que vazou recentemente indica que a GPU mais avançada da linha Intel Arc ficará na mesma categoria da Nvidia GeForce RTX 3070 e da AMD Radeon RX 6700 XT.

  • Intel diz que terá chips melhores que os da AMD e que pressionará Nvidia
  • Qual a diferença entre CPU, GPU e APU?
GPUs Intel Arc (imagem: reprodução/Intel)
GPUs Intel Arc (imagem: reprodução/Intel)

A informação foi extraída de um slide que a Intel teria apresentado a parceiros de varejo e que, de algum modo, foi parar em um fórum chinês. A imagem indica que a linha Arc Alchemist, a ser lançada no primeiro trimestre de 2022, terá unidades com preços variando entre US$ 100 e US$ 500.

Mas o que mais chama a atenção no slide é o posicionamento das futuras placas de vídeo da Intel em relação aos produtos rivais.

A apresentação sugere que a nova linha terá opções para enfrentar os modelos GeForce RTX 3060, RTX 3060 Ti e RTX 3070, da Nvidia. Na comparação com a AMD, os produtos concorrentes apontados são as placas Radeon RX 6500 XT, RX 6600 XT e RX 6700 XT.

Esse comparativo diz respeito a GPUs que a Intel identifica internamente como SOC1. Essas unidades deverão ter TDP entre 175 W e 225 W e, provavelmente, serão baseadas no chip Alchemist 512 EU.

Mas o slide também menciona GPUs identificadas como SOC2. Se as informações estiverem corretas, estas terão TDP de 75 W e corresponderão a modelos mais baratos e que, no máximo, competirão com a Nvidia GeForce 1650 Super. Provavelmente, essas unidades serão baseadas no chip Alchemist 128 EU.

Neste ponto, encontramos o que pode ser um diferencial das placas de vídeo Intel Arc em relação às opções rivais: foco em GPUs de entrada. Estas seriam menos potentes e, portanto, custariam menos. É claro que Nvidia e AMD têm modelos para esse segmento, mas essas unidades costumam ser direcionadas com mais frequência ao mercado de notebooks.

Por outro lado, o slide indica que, pelo menos na fase inicial, a Intel não terá opções para enfrentar as placas Nvidia Geforce RTX 3080 e AMD Radeon RX 6800 XT, além de modelos superiores.

Slide com o posicionamento da linha Intel Arc (imagem: Wccftech / fórum Baidu)
Slide com o posicionamento da linha Intel Arc (imagem: Wccftech / fórum Baidu)

Placas de vídeo Intel Arc

Para quem está por fora do assunto, Intel Arc é o nome da linha de placas de vídeo dedicadas que a companhia promete lançar no primeiro trimestre de 2022. A primeira geração recebeu o codinome Alchemist (outrora, DG2) e será baseada na microarquitetura Xe-HPG (Xe High Performance Gaming) que, como o nome deixa claro, tem foco no segmento gamer.

A Intel ainda não revelou os modelos que farão parte da linha, mas rumores apontam que as placas Arc Alchemist terão entre 4 GB e 16 GB de memória GDDR6, entre 86 e 512 unidades de execução e tecnologia de fabricação de 6 nanômetros.

Já sabemos, porém, que tecnologias como DirectX 12 Ultimate, ray tracing e XeSS (resposta da Intel para os padrões Nvidia DLSS e AMD FSR) farão parte das especificações das novas GPUs.

Com informações: Wccftech.

Placa de vídeo Intel Arc mais poderosa deve brigar com Nvidia RTX 3070


como fazer rastreamento de celular


Fonte: https://tecnoblog.net/491231/placa-video-intel-arc-mais-poderosa-briga-rtx-3070/
Placa de vídeo Intel Arc mais poderosa deve brigar com Nvidia RTX 3070 Placa de vídeo Intel Arc mais poderosa deve brigar com Nvidia RTX 3070 Reviewed by MeuSPY on setembro 13, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.