Quanto de bateria o tema escuro economiza?

O tema escuro é um recurso nativo de vários aplicativos disponíveis para Android e iPhone (iOS). Já virou senso comum acreditar que essa opção reduz a quantidade de energia gasta ao longo do dia. Mas quanto de bateria o tema escuro realmente economiza? Abaixo, vou te mostrar os números.

  • Como deixar a Google Play Store com tema escuro [dark mode]
  • Como ativar o modo escuro no Facebook [dark mode]
Tema escuro no iPhone (Imagem: Daniel Korpai/Unsplash)
Tema escuro no iPhone (Imagem: Daniel Korpai/Unsplash)

Com base em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Purdue (EUA), podemos ter uma boa noção do quanto esse recurso poupa a bateria do celular. Mas antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a economia só é válida em modelos com tela OLED, que desligam a emissão de luz na cor preta. Outras tecnologias apenas aplicam uma espécie de “filtro” nos pixels e não entregam uma real redução.

Após diversos testes, os pesquisadores conseguiram concluir que o tema escuro nos aplicativos reduz a quantidade de energia gasta, mas não tanto quanto o esperado. Utilizando apps populares do Google durante ciclos de 60 segundos em smartphones com poucas modificações no Android, como o Pixel 2, Pixel 4, Pixel 5 e Moto Z3, a análise apontou que, no tema claro, os aparelhos consumiram entre 44% e 63% de bateria com brilho da tela entre 30% e 50%.

Alternando para o tema escuro, os dispositivos economizaram bem menos que o esperado, entre 3% a 9% de bateria. No entanto, esse valor subiu para 47% com brilho no máximo.

Dados obtidos pelo estudo (Imagem: Reprodução/How much battery does dark mode save?)
Dados obtidos pelo estudo (Imagem: Reprodução/How much battery does dark mode save?)

Mas se levarmos em consideração que a maioria dos usuários não utilizam o celular com essa taxa de brilho, pois quase todos o mantém na faixa mencionada anteriormente (30% a 50%), a economia apresentada não é tão significativa. Por isso, os pesquisadores apontam que, se você tem um celular com tela OLED, é pouco provável que sinta um efeito realmente positivo ao habilitar o tema escuro nos seus principais aplicativos.

Ou seja, esse recurso não amplia consideravelmente a autonomia dos smartphones, mas ele pode oferecer um desempenho extra, desde que você considere utilizar o aparelho com brilho no máximo, algo que pode trazer uma série de desconfortos visuais.

Com informações: How much battery does dark mode save?.

Quanto de bateria o tema escuro economiza?


como rastrear um celular pelo numero do chip


Fonte: https://tecnoblog.net/489367/quanto-de-bateria-o-tema-escuro-economiza/
Quanto de bateria o tema escuro economiza? Quanto de bateria o tema escuro economiza? Reviewed by MeuSPY on setembro 08, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.