Rússia ameaça bloquear YouTube após remoção de fake news sobre COVID-19

A Rússia entrou numa disputa com o YouTube e ameaça bloquear a plataforma no país após dois canais gerenciados pela empresa de mídia estatal Russia Today (RT) serem removidos. O banimento ocorreu pela disseminação de notícias falsas sobre a COVID-19 e vacinas contra o vírus, que configurariam “desinformação”, violando assim as políticas do YouTube. No entanto, o governo russo exige a restauração dos canais.

  • YouTube vai remover vídeos que sugerem cloroquina contra COVID-19
  • Como denunciar um canal no YouTube
YouTube (Imagem: Nordwood Themes/Unsplash)
YouTube (Imagem: Nordwood Themes/Unsplash)

Conforme relatado pela agência de notícias Interfax, o Roskomnadzor, Ministério das Comunicações da Rússia, enviou uma carta ao Google “exigindo que todas as restrições aos canais RT DE e Der Fehlende Part, operados pela mídia russa Russia Today, sejam suspensas o mais rápido possível”.

Caso contrário, o governo da Rússia ameaçou bloquear parcial ou completamente o YouTube no país, além de multar o Google. A plataforma de vídeos já havia dito anteriormente que não tolera a publicação de conteúdo que contradiga as autoridades de saúde locais ou as informações médicas da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a COVID-19.

YouTube alertou canal, mas Rússia tentou driblar restrição

Os dois canais removidos pelo YouTube eram alemães, mas operados pela empresa de mídia estatal russa RT. Inicialmente, o primeiro canal, RT DE, foi notificado de que o conteúdo postado estava violando as políticas da plataforma contra a desinformação, resultando na suspensão dos direitos de postagem durante uma semana.

Porém, a Russia Today tentou contornar a suspensão e usou seu outro canal Der Fehlende Part (Também conhecido como “The Missing Part”) para continuar a disseminação de notícias falsas sobre o coronavírus e vacinas. Como resposta, o YouTube removeu os dois canais da plataforma.

YouTube e Google em <a href='https://meuspy.com/tag/Espione-celulares'>celular</a> da <a href='https://meuspy.com/tag/Samsung-espiao'>Samsung</a> (Imagem: Irfan Ahmad/Pixabay)
YouTube e Google em celular da Samsung (Imagem: Irfan Ahmad/Pixabay)

Não é a primeira briga que a Rússia compra com redes sociais e plataformas ao tentar disseminar informações que vão contra as orientações da OMS sobre a COVID-19. O Facebook removeu centenas de contas que eram usadas para divulgar dados considerados falsos em agosto.

O movimento ocorreu principalmente no mercado russo e foi apontado como parte de uma campanha maior realizada pelo governo, que já estava usando influenciadores para disseminar fake news sobre a COVID-19. Algumas das informações divulgadas afirmavam que as vacinas contra o coronavírus poderia “transformar pessoas em chimpanzés”.

Segundo o Facebook, as origens dessa campanha foram rastreadas até a Fazze, uma subsidiária de uma empresa de marketing registrada no Reino Unido, mas suas operações eram conduzidas principalmente na Rússia.

Bolsonaro também teve vídeos removidos do YouTube

Live de Bolsonaro do dia 24/06 (Imagem: Reprodução)
Live de Bolsonaro do dia 24/06 (Imagem: Reprodução)

O YouTube vem aplicando as novas diretrizes contra a desinformação também contra o governo brasileiro. Em julho, a plataforma derrubou 15 vídeos do canal do presidente Jair Bolsonaro que defendiam o tratamento da COVID-19 com uso de hidroxicloroquina e ivermectina, dois remédios sem eficácia comprovada e não recomendados pela OMS.

Além disso, a plataforma já havia removido outro vídeo do presidente em abril, no qual Jair Bolsonaro promove o tratamento precoce da COVID-19 com os mesmo medicamentos. Assim como o caso da Rússia, o YouTube afirmou nas duas ocasiões que o conteúdo publicado viola sua política contra a desinformação.

Com informações: The Washington Post

Rússia ameaça bloquear YouTube após remoção de fake news sobre COVID-19


rastreamento celular pelo google


Fonte: https://tecnoblog.net/498979/russia-ameaca-bloquear-youtube-apos-remocao-de-fake-news-sobre-covid-19/
Rússia ameaça bloquear YouTube após remoção de fake news sobre COVID-19 Rússia ameaça bloquear YouTube após remoção de fake news sobre COVID-19 Reviewed by MeuSPY on setembro 29, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.