Facebook anuncia robô que passa fibra óptica em postes de energia

Além de apresentar o Terragraph, o Facebook anunciou o Bombyx, um robô capaz de cabear redes de fibra óptica utilizando a infraestrutura de postes e linhas de transmissão de redes elétrica. Com baixa intervenção humana, a solução deve facilitar a expansão do cabeamento terrestre de internet uma vez que há redução nos custos de mão de obra.

  • Facebook Terragraph é alternativa ao 5G para expandir internet fixa sem fio
  • Quantos robôs você terá até 2040?
Facebook Bombyx é um robô que faz cabeamento de fibra óptica sozinho
Bombyx é um robô que faz cabeamento de fibra óptica sozinho (Imagem: Reprodução / Facebook)

O Bombyx (palavra latina que significa “bicho de seda”) foi a solução que o Facebook criou para expandir a banda larga com custo mais baixo comparado com a construção tradicional da infraestrutura. A empresa afirma que a fibra óptica por si só custa centavos de dólar por metro, e o que encarece é o custo de instalação.

O robô se aproveita do cabeamento já existente das linhas elétricas de média tensão – aquelas que ficam no topo dos postes e alimentam os transformadores – e vai “enrolando” a fibra óptica sob o cabo de energia.

Bombyx passa fibra nos cabos de média tensão e consegue desviar de obstáculos
Bombyx passa fibra nos cabos de média tensão e consegue desviar de obstáculos (Imagem: Reprodução / Facebook)

O Bombyx consegue trabalhar de forma autônoma, uma vez que o próprio robô consegue desviar e contornar as bobinas dos postes que sustentam os cabos de média tensão. Os técnicos basicamente precisam colocar o equipamento sobre a linha, e todo o traçado é feito automaticamente pelo equipamento.

Na versão atual, cada robô é capaz de instalar pouco mais de um quilômetro de fibra óptica e passar por dezenas de obstáculos em aproximadamente uma hora e meia. Um único cabo contém 24 fibras, o que permite atender até mil residências com banda larga fixa.

Equipe técnica só precisa colocar Bombyx em cabo de energia
Equipe técnica só precisa colocar Bombyx em cabo de energia (Imagem: Reprodução / Facebook)

Ainda em fase de desenvolvimento, o Facebook não divulgou detalhes sobre a disponibilidade do Bombyx e como as empresas poderão utilizar o robô de passar fibra óptica.

Facebook investe em fibra óptica submarina submarina

As novidades de conectividade do Facebook não se restringem ao Bombyx e ao Terragraph: a empresa também investe em um novo cabo óptico submarino que deve conectar Estados Unidos e Europa com estações solares no meio do oceano.

A nova infraestrutura conta com 24 pares de fibra óptica, o que é uma novidade considerando que cabos submarinos normalmente contam com 2 a 8 pares de fibra. Com isso, o Facebook conseguirá atingir uma taxa de transmissão de 500 terabits por segundo entre os dois continentes.

Bóia do Facebook tem painéis solares e coleta energia das ondas para alimentar repetidores de fibra submarina
Boia do Facebook tem painéis solares e coleta energia das ondas para alimentar repetidores de fibra submarina (Imagem: Reprodução / Facebook)

Além disso, a equipe de engenharia do Facebook também trabalha com uma nova tecnologia para levar energia no meio do oceano. A rede social aposta em alimentação através da painéis solares e conversão de energia gerada pelas ondas, que ficarão em boias e servirão para fornecer eletricidade aos repetidores das fibras submarinas.

Facebook anuncia robô que passa fibra óptica em postes de energia


rastrear celular sem a pessoa saber


Fonte: https://tecnoblog.net/504692/facebook-anuncia-robo-que-passa-fibra-optica-em-postes-de-energia/
Facebook anuncia robô que passa fibra óptica em postes de energia Facebook anuncia robô que passa fibra óptica em postes de energia Reviewed by MeuSPY on outubro 07, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.