Firefox 93 testa sugestões patrocinadas e esconde como desativá-las

O Firefox 93 começou a testar um recurso que deve gerar polêmica: agora, enquanto o usuário digita o que deseja na barra de tarefas, o navegador sugere links patrocinados com base no contexto. A página do recurso induz o usuário a aceitar esses links. É possível desativar essas sugestões, só que essa configuração não é tão fácil de achar.

  • Como encontrar senhas salvas no Firefox
  • Como limpar o cache no navegador Firefox
Firefox 93
Firefox 93 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O Firefox Suggest chega com a promessa de ajudar a encontrar itens do histórico, abas já abertas e páginas dos favoritos. Ele também tem links patrocinados. Segundo a Mozilla, é para ajudar a financiar o desenvolvimento e a manutenção do software.

Esses links patrocinados são baseados no contexto do usuário. A fundação explica que compartilha dados com parceiros comerciais quando o usuário vê ou clica em uma sugestão. A organização ressalta que a localização do usuário é baseada no endereço IP e convertida para uma região mais abrangente e que não há informações que permitam a identificação pessoal.

Tela para aceitar o Firefox Suggest esconde opção para recusar
Tela para aceitar o Firefox Suggest esconde opção para recusar (Imagem: Reprodução/The Register)

Os links patrocinados estão em teste nos EUA, com um pequeno número de usuários. O Firefox pergunta se eles querem ativar as sugestões em uma página pop-up, mas tem uma pegadinha: o botão em destaque é o de permitir, e um botão cinza para configurar fica ao lado dele. E para recusar? Tem um “Not now” escondido lá no canto superior direito, bem longe dos dois.

Isso pode ser considerado uma dark pattern. Este é o nome dado ao uso de padrões, principalmente em interfaces, para induzir o usuário a aceitar alguma coisa com que ele não concordaria de outro jeito.

Configurações do Firefox Suggest
Configurações do Firefox Suggest (Imagem: Reprodução/Mozilla)

Por outro lado, o Firefox Suggest só é ativado com a permissão explícita do usuário, em um esquema opt-in, seja nessa janela ou diretamente nas opções do navegador. Mesmo assim, ao aceitar o recurso de sugestões, os links patrocinados também são marcados. Para desligá-los, é preciso ir até as configurações e desmarcar a caixinha.

Firefox 93 tem novos recursos de segurança

Os links patrocinados e o compartilhamento de informações com parceiros comerciais pode assustar alguns usuários mais fiéis ao Firefox. O navegador da Mozilla (e a fundação como um todo) sempre destacam sua luta por uma web que respeite a privacidade.

A nova versão do navegador, aliás, traz mais novidades nesse sentido. Agora, ele bloqueia automaticamente downloads de conexões não-criptografadas por padrão — tem como liberar os arquivos, mas o usuário se depara novamente com um botão cinza sem destaque, que mais desencoraja do que convence.

Além disso, o Firefox 93 traz também o SmartBlock 3.0, com melhorias na proteção com rastreadores, e um novo recurso para Windows que descarrega abas quando a memória do sistema está muito baixa.

Com informações: The Verge, How-To Geek, The Register

Texto em desenvolvimento

Firefox 93 testa sugestões patrocinadas e esconde como desativá-las


como ver a localização do celular


Fonte: https://tecnoblog.net/506301/firefox-93-testa-sugestoes-patrocinadas-e-esconde-como-desativa-las/
Firefox 93 testa sugestões patrocinadas e esconde como desativá-las Firefox 93 testa sugestões patrocinadas e esconde como desativá-las Reviewed by MeuSPY on outubro 11, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.