Como funciona a mineração de criptomoedas [Bitcoin, Ethereum, etc.]

O resultado da mineração de criptomoedas é o mesmo da versão de rochas, a possibilidade de encontrar algo valioso. Veja abaixo, como funciona a mineração de criptomoedas, seja o Bitcoin ou Ethereum, mais conhecidas, ou outros exemplos de moedas com uma fama reduzida no mercado de cryptocurrency.

  • Qual a diferença entre Token e Coin? [Criptomoedas]
  • O que é a mineração de criptomoedas? [Investimentos]
Como funciona a mineração de criptomoedas (Imagem: Kanchanara/Unsplash)
Como funciona a mineração de criptomoedas (Imagem: Kanchanara/Unsplash)

Mineração de criptomoedas

A mineração de criptomoedas é uma parte crucial da tecnologia através da qual as transações são verificadas e adicionadas ao registro digital conhecido como blockchain.

Os proprietários e operadores dos sistemas de computador que compõem a rede descentralizada, chamados de mineradores, recebem unidades recém criadas como recompensa pelo trabalho.

Nesse processo, os mineradores competem para resolver equações matemáticas altamente complexas. O primeiro a descobrir recebe a recompensa. O poder de processamento do PC, principalmente de placas gráficas é focado para solucionar as equações.

Como funciona a mineração

Vamos utilizar como exemplo o bitcoin, a mais famosa criptomoeda atualmente, mas o método é o mesmo em outros exemplos, como o ether da rede Ethereum.

Bitcoin é uma criptomoeda, o que significa que é uma moeda que alavanca a criptografia. Ela pode ser usada para fazer pagamentos sem instituições financeiras ou governos envolvidos.

A criptomoeda depende de um processo chamado mineração para confirmar transações e adicioná-las ao blockchain. Além de verificar as transações, a mineração protege a rede. Também previne gastos duplos, que é quando alguém usa os mesmos recursos duas vezes.

A rede Bitcoin foi projetada para permitir que as partes interessadas façam transações sem passar por intermediários como bancos. É necessário haver algum mecanismo para determinar quais transações ocorrem e confirmá-las.

O bitcoin resolve isso aproveitando um mecanismo de consenso, um algoritmo que determina quais transações ocorrem na rede. Mais especificamente, a rede Bitcoin usa um mecanismo chamado prova de trabalho (proof-of-work).

A base do processo de mineração de criptomoedas

Podemos definir algumas bases sobre o processo de mineração de criptomoedas, sejam bitcoins, ethers etc.

  • Os computadores da rede reúnem em um bloco as transações que ocorreram nos últimos 10 minutos e competem para resolver um problema matemático complexo. A resposta, conhecida como hash, contém 64 caracteres;
  • O minerador ou pool de mineração (coletivo de máquinas fazendo mineração) que resolve a equação antes de todos, compartilha o resultado com os outros sistemas na rede maior. Se os outros verificarem que a solução é válida, o bloco é adicionado ao blockchain;
  • O minerador vencedor recebe algo chamado recompensa de mineração, que tem valores variáveis. Esse incentivo é reduzido em 50% a cada quatro anos durante eventos chamados de halvings, no caso dos bitcoins.

A corrida para resolver esses quebra-cabeças criptográficos cada vez mais difíceis requer uma quantidade significativa de energia. Mas esse custo é intencional, já que os bitcoins criados podem ser muito lucrativos.

O pool de mineração consiste em diversos sistemas conectados para mineração (Imagem: Cryptolithy.com/Divulgação)
O pool de mineração consiste em diversos sistemas conectados para mineração (Imagem: Cryptolithy.com/Divulgação)

O que é uma plataforma de mineração

Em inglês é chamado de Mining Rig, um equipamento típico que inclui todos os componentes de um PC — placa-mãe, CPU, GPU(placa de vídeo), RAM, armazenamento e fonte de alimentação.

À medida que a mineração evoluiu, as pessoas criaram configurações mais complexas e equipamentos especializados, projetados para maximizar a capacidade de processamento.

Os primeiros mineradores usavam seus computadores pessoais com apenas o poder de processamento de uma CPU à sua disposição. Com a crescente complexidade das soluções se tornou imprescindível montar máquinas ou redes específicas para a mineração.

Estratégia atual

Conectar várias peças com capacidade de processamento unidas, normalmente, isso significam várias placas gráficas de última geração, agrupadas, para processar mais equações de uma só vez.

Em consequência, isso requer mais energia, melhor refrigeração e uma maneira para liberar todo o calor gerado, o que aumenta o custo da mineração.

O aumento da demanda por placas gráficas entre os mineradores contribuiu para o aumento da escassez durante a pandemia do COVID-19, tendo como consequência o aumento de preços no mercado secundário.

Outra opção que se tornou popular é investir em hardware de mineração pré-configurado, como um minerador ASIC (Application-Specific Integrated Circuit). Estes são essencialmente bancos de microprocessadores com sistema de refrigeração.

As pessoas também se juntam para formar pools de mineração que combinam seu poder de processamento e depois dividem as recompensas por quaisquer blocos que mineram.

Com informação: Kaspersky, Business insider, PC mag.

Como funciona a mineração de criptomoedas [Bitcoin, Ethereum, etc.]


rastrear celular motorola


Fonte: https://tecnoblog.net/responde/como-funciona-a-mineracao-de-criptomoedas-bitcoin-ethereum-etc/
Como funciona a mineração de criptomoedas [Bitcoin, Ethereum, etc.] Como funciona a mineração de criptomoedas [Bitcoin, Ethereum, etc.] Reviewed by MeuSPY on janeiro 21, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.