Aluguel de NFT infelizmente é uma realidade, e não só em Axie Infinity

Já estamos em 2022 e creio que muitas pessoas já estão a par do conceito de jogos “play-to-earn” baseados em NFTs. São games que literalmente geram renda, geralmente no formato de tokens e criptomoedas, conforme de joga. Imediatamente pensamos no Axie Infinity, que bombou em popularidade no ano passado. No entanto, esse novo mercado abriu caminho para mais uma estratégia de renda: aluguel de NFTs.

  • O problema dos NFTs criados de graça: quase todos são plágio ou spam
  • O que são jogos play to earn?
Protocolo reNFT permite sistema de aluguel de tokens não fungíveis (Imagem: amhnasim / Pixabay)
Protocolo reNFT permite sistema de aluguel de tokens não fungíveis (Imagem: amhnasim / Pixabay)

Em setembro do ano passado, investigamos a fundo e explicamos detalhadamente o sistema de empréstimos de NFTs no Axie Infinity, as chamadas “escolinhas” ou “scholarships”. Afinal, para entrar neste game, você precisa comprar ao menos três Axies, os monstrinhos de estilo Pokémon necessários para fazer tudo dentro do game. Quem não possui ao menos algumas centenas de dólares para adquiri-los, necessita pegar emprestado de alguém.

Então, observamos o nascimento dos empréstimos de tokens não fungíveis. Essa é uma nova forma de capitalizar NFTs, que por si só não geram renda a não ser através da sua revenda com margem alguma de lucro. No entanto, esse mecanismo não está presente somente no Axie Infinity, e muito menos se restringe a games play-to-earn.

Até CryptoPunks estão sendo alugados

Na realidade, já temos um nome: reNFTs. Outros usuários de jogos que incluem tokens não fungíveis já estão emprestando seus ativos digitais, sejam personagens, skins ou avatares. Assim, o valor de cada NFT começa a ser fragmentando em mensalidades através de taxas percentuais das criptomoedas adquiridas através de seu uso, ou com pagamentos diretos.

Coleção de NFTs de avatares CryptoPunks (Imagem: Reprodução/Christie's)
Coleção de NFTs de avatares CryptoPunks (Imagem: Reprodução/Christie’s)

A ideia não é exatamente nova, mas se popularizou nos últimos meses. Em agosto de 2021, o HypeBeast informou que as pessoas estavam alugando seus avatares CryptoPunk, aqueles rostos pixelados raros e que datam dos primórdios da história dos NFTs. Os preços podem atingir os sete dígitos, permitindo a outro usuário usar o CryptoPunk por até 99 dias.

Tecnicamente falando, esse novo protocolo reNFT criou um serviço de licenciamento que permite que os proprietários desses ativos assinem uma transação que dá aos recebedores o direito de exibir o avatar como seu.

“Esta transação segue o protocolo de direitos do recebedor que dá permissão exclusiva para exibir o CryptoPunk como seu Avatar por um período fixo de até 99 dias”, escreveu a página CryptoPunk.rent em sua FAQ recentemente. “Os recebedores podem exibir como avatar seu punk alugado no Twitter, Discord, marketplaces de NFTs e qualquer outra plataforma social onde os usuários punk se reúnem”.

Já em outubro do ano passado, o CoinDesk observou que diversos investidores de risco estavam apostando nesse novo negócio de aluguéis. Os desenvolvedores por trás do reNFT tentaram explicar o apelo do aluguel de NFTs em diferentes mídias, com destaque a uma postagem no Medium:

“Atualmente, não há métodos de geração de renda para NFTs, exceto pelo potencial aumento especulativo de preços ao longo do tempo. O reNFT visa revolucionar o mercado de NFTs em constante expansão, permitindo que os proprietários gerem renda com seus ativos obsoletos e os locatários usem uma variedade de NFTs em experiências sem precisar possuí-los. O credor define o preço do aluguel, a garantia e o período máximo de locação. O locatário especifica a duração do aluguel, paga a garantia mais o valor do acordo e recebe o NFT em custódia integral.”

É compreensível alugar um NFT para usá-lo para gerar renda em algum game play-to-earn ou até mesmo dentro de algum esquema de metaverso. No entanto, você alugaria um avatar de milhares de dólares para usar como foto de perfil no Twitter?

Com informações: Fortune, Hypebeast

Aluguel de NFT infelizmente é uma realidade, e não só em Axie Infinity


localização de um celular


Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2022/02/02/aluguel-de-nft-infelizmente-e-uma-realidade-e-nao-so-em-axie-infinity/
Aluguel de NFT infelizmente é uma realidade, e não só em Axie Infinity Aluguel de NFT infelizmente é uma realidade, e não só em Axie Infinity Reviewed by MeuSPY on fevereiro 02, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.