Pai bloqueia Wi-Fi e 4G dos filhos e derruba internet de dois municípios

Moradores de Messanges, na França, enfrentaram um problema inusitado: o acesso à internet na região era cortado entre meia-noite e 3 da manhã, todos os dias. Mas a causa não era o provedor. Uma investigação logo mostrou que o corte era causado por um pai que usou um bloqueador de sinal para evitar que os filhos acessassem a internet nas madrugadas.

  • Fim da Oi Móvel: a decadência da tele e a aquisição por Claro, TIM e Vivo
  • Review Google Wifi: o roteador mesh que pegou o bonde andando
Torre de telefonia celular. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog
Torre de telefonia celular (imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

O problema foi reportado à ANFR — órgão público responsável pela gestão do espectro de radiofrequência na França — por uma operadora de telefonia móvel que estava tão intrigada com a falta de acesso à internet na região quanto os moradores que reclamavam disso.

Um técnico da ANFR foi ao munícipio investigar o mistério. Ele aguardava próximo à antena de celular da operadora quando o relógio finalmente marcou meia-noite. Nesse momento, os seus equipamentos passaram a indicar uma alteração no sinal cujos gráficos não deixavam dúvidas: havia um bloqueador em uso ali.

Faltava descobrir quem estava ativando o bloqueio e o porquê.

Um trabalho de detetive

Usando um localizador de rádio no teto do seu veículo e um receptor portátil de sinal, o técnico chegou a uma casa em um município próximo. Os equipamentos mostravam que o bloqueio tinha origem naquela residência, mas, como o relógio marcava 1:30 da manhã, era melhor voltar ao endereço quando amanhecesse.

Ao retornar à casa, o técnico foi recebido pelo morador que, sem hesitar, admitiu que usava um bloqueador de sinal comprado pela internet. Quando questionado sobre o horário de ativação (relembrando, entre 0:00 e 3:00), ele explicou que seus filhos adolescentes estavam viciados em internet, principalmente por causa do confinamento imposto pela COVID-19, e que a ideia era evitar que eles ficassem online durante as madrugadas.

  • Como funciona um bloqueador de celular

Comprar um roteador que permite programar o horário de funcionamento da rede Wi-Fi parece a solução mais óbvia para esse problema. No entanto, os filhos ainda conseguiriam acessar a internet via 4G.

Então, após pesquisar por uma solução mais ampla em fóruns, o pai decidiu comprar o bloqueador. Ele só não esperava que, além de seus filhos, o equipamento fosse capaz de impedir que seus vizinhos e moradores de Messanges ficassem online.

O bloqueador de sinal apreendido (imagem: divulgação/ANFR)
O bloqueador de sinal apreendido (imagem: divulgação/ANFR)

Bloqueadores de sinal são proibidos na França

Além de ter deixado muita gente sem acesso à internet, o pai francês (o seu nome não foi divulgado) infringiu a lei, pois bloqueadores de sinal são ilegais na França.

Como consequência, ele teve o equipamento apreendido e agora enfrenta processos judiciais que podem resultar em até seis meses de prisão e multa de 30.000 euros.

Vale destacar que, no Brasil, esse tipo de equipamento deve ser autorizado pela Anatel e é restrito a presídios ou áreas de segurança.

Com informações: ANFR, BleepingComputer.

Pai bloqueia Wi-Fi e 4G dos filhos e derruba internet de dois municípios


como rastrear um número de whatsapp


Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2022/02/18/pai-bloqueia-wi-fi-e-4g-dos-filhos-e-derruba-internet-de-dois-municipios/
Pai bloqueia Wi-Fi e 4G dos filhos e derruba internet de dois municípios Pai bloqueia Wi-Fi e 4G dos filhos e derruba internet de dois municípios Reviewed by MeuSPY on fevereiro 18, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.