Raspberry Pi permite instalar sistema operacional sem precisar de outro PC

Por padrão, a configuração de um Raspberry Pi exige que o usuário recorra a outro computador, que é usado para que o sistema operacional seja instalado em um cartão SD e, este, inserido na plaquinha. Mas uma alternativa mais prática está a caminho: nesta semana, a Raspberry Pi Foundation apresentou a versão beta de uma ferramenta que permite a instalação direta do sistema operacional no dispositivo.

  • Raspberry Pi OS ganha versão em 64 bits mais rápida e que roda mais programas
  • O que é um single board computer?
Instalação direta do sistema operacional (imagem: divulgação/Raspberry Pi Foundation)
Instalação direta do sistema operacional (imagem: divulgação/Raspberry Pi Foundation)

Ao entrar no site da organização e rolar a página até o final, você encontrará um link para o Raspberry Pi Imager. Com versões para Windows, Linux e macOS, essa é a ferramenta que permite a instalação do sistema operacional em um Raspberry Pi (há outras por aí, mas essa é a oficial).

O procedimento funciona assim: depois de instalar o Raspberry Pi Imager, é necessário inserir um cartão SD no computador, executar a ferramenta e, nela, escolher o Raspberry Pi OS (ou outro sistema operacional, como o Ubuntu Linux) e a unidade de armazenamento. O sistema operacional será baixado e gravado. Depois é só levar o cartão para o Raspberry Pi.

Instalação sem computador intermediário? Agora é possível

Apesar de a instalação via Raspberry Pi Imager não ser difícil, esse procedimento só é executado se o usuário tiver outro computador por perto. Em determinadas circunstâncias, essa pode ser uma limitação importante.

A alternativa apresentada pela Raspberry Pi Foundation permite que a instalação ocorra via rede, sem necessidade de um computador intermediário. Tudo o que é preciso fazer é conectar um Raspberry Pi 4 ou um Raspberry Pi 400 à internet com um cabo Ethernet (não é possível usar Wi-Fi).

O novo recurso foi inserido no bootloader do Raspberry Pi. Quando a placa for ligada, o bootloader procurará um sistema operacional para carregar. Se o sistema não for encontrado, então a opção para fazer a instalação deste via rede será exibida.

  • O que é bootloader?

Basta então seguir as instruções para uma versão do Raspberry Pi Imager ser baixada e, na sequência, o sistema operacional ser instalado ali mesmo, diretamente no cartão SD.

Instalação via rede tem limitações

O procedimento de instalação via rede é uma ideia bem-vinda, mas limitada em alguns aspectos. Para começar, o novo método só funciona no Raspberry Pi 4 ou no Raspberry Pi 400.

Além disso, esse é um recurso em fase beta, razão pela qual o novo bootloader só vai ser padrão nesses dispositivos após ser finalizado.

Levemos em conta também que, em unidades do Raspberry Pi 4 ou Raspberry Pi 400 atuais, a instalação via rede só funcionará se o bootloader for atualizado.

A ironia dessa história é que a maneira mais fácil de atualizar o bootloader é usando o Raspberry Pi Imager a partir de outro computador.

Mas vale reforçar: quando finalizado, o bootloader vai ser padrão nas novas unidades das linhas Raspberry Pi 4 e Raspberry Pi 400. Só não sabemos ainda quando a fase beta terminará.

Você encontra orientações detalhadas para instalação via rede no site do Raspberry Pi.

Raspberry Pi permite instalar sistema operacional sem precisar de outro PC


telefone bruno espiao


Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2022/02/09/raspberry-pi-permite-instalar-sistema-operacional-sem-precisar-de-outro-pc/
Raspberry Pi permite instalar sistema operacional sem precisar de outro PC Raspberry Pi permite instalar sistema operacional sem precisar de outro PC Reviewed by MeuSPY on fevereiro 09, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.