Cientistas criam método para recarregar implantes através da pele

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (KAUST) e da Universidade de Ciências para a Saúde Rei Saud bin Abdulaziz (KSAU-HS), ambas na Arábia Saudita, desenvolveram um método não invasivo para recarregar a bateria de eletrônicos implantáveis, como marca-passos, bombas de insulina ou implantes auditivos. Atualmente a troca de bateria requer um procedimento cirúrgico.

Os pesquisadores sauditas desenvolveram um material que combina Álcool Polivinílico (PVA) e “flocos” de MXene, um composto inorgânico com estrutura bidimensional que é hidrofílico (absorve água) e bom condutor elétrico. Este “gel”, que os pesquisadores chamam de M-gel, é capaz de produzir uma corrente elétrica quando submetido à pressão, como a gerada por ondas de ultrassom.

Reprodução

A equipe usou vários tipos de transdutores ultrassônicos, como os usados em exames médicos, e conseguiu recarregar aparelhos instalados debaixo de vários centímetros de músculo. Com isso, um implante poderá ter sua bateria recarregada rapidamente pelo próprio paciente em casa, ou com um procedimento não-invasivo que poderá ser realizado em qualquer consultório.

"Este é outro exemplo do impressionante potencial dos hidrogéis de MXene que desenvolvemos em nosso laboratório para aplicações de sensoreamento e produção de energia", disse Husam Alshareef, do KAUST, um dos líderes da pesquisa.

Fonte: TechExplore




Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/cientistas-criam-metodo-para-recarregar-implantes-atraves-da-pele/97770
Cientistas criam método para recarregar implantes através da pele Cientistas criam método para recarregar implantes através da pele Reviewed by MeuSPY on março 09, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.