Falha de segurança no Banpará expõe dados de mais de 3 mil chaves Pix

Dados de natureza cadastral ficaram expostos entre março e abril de 2024. Informações sob sigilo bancário não foram comprometidas.

Falha de segurança no Banpará expõe dados de mais de 3 mil chaves Pix

]]> Logotipo do Pix
Pix já teve oito vazamentos desde o lançamento(Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Banco Central do Brasil informou que o Banco do Estado do Pará (Banpará) deixou expostos dados cadastrais vinculados a 3.020 chaves Pix. As informações são de natureza cadastral e incluem nome de usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta. Dados sob sigilo bancário não foram comprometidos.

A entidade diz que senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros não foram expostos. Os dados comprometidos não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas. Até o momento, não se sabe se alguém acessou de maneira indevida os dados expostos.

Banpará
Banpará tem 195 agências (Imagem: Bruno Cecim/Agência Pará)

Clientes que tiveram suas informações expostas serão notificados pelo aplicativo do banco ou pelo internet banking. O BC alerta que outros meios de comunicação não serão utilizados, como telefone, SMS ou e-mail.

Segundo a autoridade financeira, o incidente começou em 20 de março de 2024 e foi resolvido no dia 13 de abril de 2024. Os dados fazem parte do Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), base gerida e operada pelo Banco Central. É nele que ficam as chaves Pix. Bancos e instituições financeiras acessam estes dados de forma direta.

O BC vai apurar o caso e aplicar medidas previstas na regulação vigente. Por conta do baixo impacto potencial, nem seria necessário comunicar o evento, mas a entidade diz ter tomado esta decisão por questão de transparência.

Dados do Pix vazam pela oitava vez

Desde que o Pix começou a funcionar, em novembro de 2020, esta é a oitava vez que o Banco Central comunica um incidente de segurança envolvendo dados usados pelo sistema de pagamentos instantâneos.

O maior episódio foi justamente o primeiro a ser revelado, em agosto de 2021: dados cadastrais ligados a 414.526 chaves Pix foram expostos pelo Banco do Estado do Sergipe (Banese).

Além destes, SumUp, Fidúcia, Phi Pagamentos, Acesso Soluções de Pagamento, Logbank e Abastece Aí tiveram problemas de segurança envolvendo o Pix.

Com informações: Banco Central do Brasil

Falha de segurança no Banpará expõe dados de mais de 3 mil chaves Pix


localização pelo celular


Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/falha-de-seguranca-no-banpara-expoe-dados-de-mais-de-3-mil-chaves-pix/
Falha de segurança no Banpará expõe dados de mais de 3 mil chaves Pix Falha de segurança no Banpará expõe dados de mais de 3 mil chaves Pix Reviewed by MeuSPY on abril 19, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.