Falha na câmera do Android permitia gravação de vídeo sem autorização

Uma nova falha de segurança foi encontrada em alguns celulares Android, permitindo que o aplicativo da câmera espione o usuário. A brecha permite que hackers tirem fotos, gravem vídeos e registrem as coordenadas do GPS que acompanham as imagens, tudo isso sem o conhecimento do proprietário do aparelho. A descoberta foi feita por pesquisadores da Checkmarx e os resultados foram divulgados nesta terça-feira (13).

De acordo com os pesquisadores, foi constatado que os aplicativos que pedem permissão para acessar o armazenamento do aparelho também podem acessar a câmera - neste caso sem nenhuma autorização do usuário. Segundo o relatório, isso indica que os hackers podem um dia criar seus próprios ataques executando uma versão sem patch dos aplicativos da câmera padrão dos dispositivos.

Apesar de nenhum ataque ter sido registrado até agora, a equipe da Checkmarx conseguiu criar e executar com êxito comandos que podiam gravar remotamente chamadas telefônicas, usar a câmera e o microfone do aparelho, acessar a localização do usuário pelas fotos e até mesmo verificar se o telefone estava virado para baixo. A invasão foi testada em um Pixel 2 XL e em um Pixel 3, usando um aplicativo meteorológico falso que requisitava acesso ao armazenamento do celular.

Tanto os programas da câmera do Google e Samsung, que não foram atualizados desde julho deste ano, estão vulneráveis ao problema de segurança conhecido como CVE-2019-2234. Após o problema ter sido compartilhado para as empresas em julho, ambas lançaram atualizações para os celulares vulneráveis. Contudo, o relatório da Checkmarx sugere que muitos smartphones Android ainda podem ser afetados.

Para se proteger, é necessário checar se há atualizações do aplicativo da câmera no Google Play Store. Ainda, recomenda-se evitar baixar programas desconhecidos de foto, vídeo ou gravação de áudio, uma vez que são alguns métodos prováveis para hackers inserirem códigos maliciosos no dispositivo.

 

Via: Life Hacker




Fonte: https://olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/falha-na-camera-do-android-permitia-gravacao-de-video-sem-autorizacao/93258
Falha na câmera do Android permitia gravação de vídeo sem autorização Falha na câmera do Android permitia gravação de vídeo sem autorização Reviewed by MeuSPY on novembro 21, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.