Satélite da NASA descobre a origem do vento solar

A Nasa publicou em quatro artigos na revista Nature os resultados da análise dos dados da primeira passagem da espaçonave Parker Solar Probe próxima ao Sol, feita em outubro passado, quando ela chegou a 42,3 milhões de quilômetros da estrela.

De acordo com o site MIT Technology Review uma das descobertas é a origem do vento solar, um fluxo de partículas carregadas emitidas pela coroa solar. Os dados sugerem que tanto o vento quanto o campo magnético do sol se originam de buracos “frios” na coroa, onde as temperaturas são de 1,1 milhão de graus centígrados.

As partículas que compõem o vento solar são aceleradas por reversões periódicas no campo magnético do sol, que liberam uma enorme quantidade de energia. Os cientistas ainda não sabem o que causa as reversões, embora acreditem que tenham a ver com jatos de plasma que são expelidos da superfície da estrela.

O estudo dos ventos solares é importante pois tempestades solares, períodos de intensa atividade quando o fluxo de partículas aumenta significativamente, podem chegar à Terra e causar danos a satélites, sistemas terrestres de comunicação, redes de energia e até mesmo equipamentos eletrônicos.

Os cientistas esperam que, aprendendo mais sobre a origem e o comportamento do vento solar, possamos desenvolver sistemas de alerta precoce para tempestades solares e descobrir melhores estratégias para nos proteger contra elas.

Fonte: MIT Technology Review




Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/satelite-da-nasa-descobre-a-origem-do-vento-solar/93925
Satélite da NASA descobre a origem do vento solar Satélite da NASA descobre a origem do vento solar Reviewed by MeuSPY on dezembro 04, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.