Fundação Raspberry Pi volta a trabalhar em um driver Vulkan

Fundação Raspberry Pi volta a trabalhar em um driver Vulkan

A Fundação Raspberry Pi, cada vez mais forte e com grande público, agora volta a trabalhar também em um driver Vulkan. Isso ocorre após o driver V3D Gallium3D, que oferece o suporte gráfico de fonte aberta para o Raspberry Pi 4 agora ser uma implementação oficial do OpenGL ES 3.1. Portanto, isso foi um grande incentivo para que a Raspberry Pi Foundation e seus parceiros passassem a se concentrar em tirar o driver Vulkan do papel diretamente para o Raspberry Pi 4 e futuros SBCs.

Igalia

A empresa de consultoria Igalia continuou trabalhando no driver V3D desde que Eric Anholt deixou a Broadcom. A Igalia havia definido o suporte ao OpenGL ES 3.1.

De qualquer forma, no OpenGL ES 3.1, o Khronos Group voltou e oficialmente considerou o Raspberry Pi 4 com V3D em conformidade com a especificação OpenGL ES 3.1. Todo o conjunto de testes de conformidade (CTS) do OpenGL ES passou para o 3.1.

Mais detalhes sobre esse marco você encontra no blog da Igalia.

Fundação Raspberry Pi volta a trabalhar em um driver Vulkan

Fundação Raspberry Pi volta a trabalhar em um driver Vulkan

Eric Anholt, da Broadcom, em 2018, antes de deixar a empresa, havia iniciado um driver Broadcom Vulkan para o hardware gráfico VideoCore IV, como encontrado agora no Raspberry Pi 4. Isso ocorre desde 2018. Esse era o driver “BCMV” enquanto também havia um driver “rpi-vulkan” também sendo trabalhado. No entanto, agora a Igalia, sob contrato com a Broadcom  e Raspberry Pi Foundation, começou a desenvolver um novo driver Vulkan.

Eben Upton anunciou que a Vulkan está chegando ao Raspberry Pi 4. Desta forma,  eles têm a primeira renderização em triângulo baseada em Vulkan.

A imagem do “primeiro triângulo” é uma tradição gráfica do VideoCore na Broadcom.

Anunciado em RaspberryPi.org, o primeiro triângulo com o esforço reiniciado do Vulkan, está agora nesse novo driver do Vulkan liderado por Igalia. Provavelmente ainda vai demorar alguns meses até que este novo driver Raspberry Pi Vulkan esteja em condições de uso.

Antes de ficar muito empolgado, lembre-se de que este é apenas o começo do processo de desenvolvimento do Vulkan no Raspberry Pi. Embora tenha havido esforços da comunidade na direção do suporte da Vulkan (originalmente no VideoCore IV) em 2018, a Igalia só trabalha neste novo driver há algumas semanas e ainda temos um roteiro de desenvolvimento muito longo pela frente, antes que possamos colocar um driver real nas mãos de nossos usuários, avisa o CEO da Raspberry Pi Trading, Eben Upton,

O post Fundação Raspberry Pi volta a trabalhar em um driver Vulkan apareceu primeiro em SempreUPdate.




Fonte: https://sempreupdate.com.br/fundacao-raspberry-pi-volta-a-trabalhar-em-um-driver-vulkan/
Fundação Raspberry Pi volta a trabalhar em um driver Vulkan Fundação Raspberry Pi volta a trabalhar em um driver Vulkan Reviewed by MeuSPY on fevereiro 01, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.