Uber critica projeto do DF que exige botão de pânico para motoristas

A Uber criticou a aprovação, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, do projeto de lei 717/2019. O texto obriga as empresas de aplicativos de transporte a adotarem medidas para aumentar a segurança dos motoristas, incluindo a instalação de câmeras e botões de pânico nos veículos.

  • Uber testa ligações gratuitas para usuário pedir carro sem usar app
  • Como funciona o preço dinâmico da Uber?

Aplicativo Uber - motorista

Segundo o Metrópoles, a Uber afirmou que algumas das exigências "são inconstituticionais, outras não são factíveis e há as que vão prejudicar a experiência dos usuários". Para a empresa, o projeto deveria ter sido mais discutido.

No seu entendimento, o texto foi aprovado "sem o devido entendimento sobre como seriam implementados (os dispositivos) e integrados com as autoridades públicas locais, e sem embasamento ou pesquisa que comprovasse a sua eficácia em detrimento, por exemplo, de outras ferramentas que estão sendo consideradas internamente pela empresa".

O projeto, apresentado pelo deputado distrital Daniel Donizet (PSDB), estabelece, entre outros itens, a opção para motoristas recusarem as corridas pagas em dinheiro. Os que aceitarem deverão ter acesso à foto dos clientes que optarem por essa forma de pagamento.

A Uber entende que a medida "abre margem para práticas de discriminação". A empresa questionou ainda o trecho do projeto que obriga os passageiros a apresentarem o RG por não haver uma base de dados públicas para checar a veracidade do documento.

"É uma situação diversa do CPF do usuário, cuja veracidade pode ser checada e por isso faz parte dos procedimentos de cadastro da Uber", continua a empresa. "Convém lembrar que nenhum outro modal de mobilidade urbana do país (ônibus, táxis) tem o mesmo tipo de exigência para cadastramento dos usuários".

Uber

A instalação do botão de pânico exigiria que cada empresa criasse uma central para atender aos chamados. A Uber afirmou que a medida "não é razoável" porque as empresas "não detêm poder de polícia", e afirmou que a saída seria adotar modelos usados em países como Estados Unidos e México, onde os botões estão ligados à central de atendimento das polícias.

A companhia classificou como "complexa" a adoção de câmeras dentro dos veículos, mas destacou que ações como essa só são eficientes "se houver plena integração com as forças policiais locais". O projeto aprovado no Distrito Federal prevê ainda que os motoristas possam saber o destino da viagem antes de aceitá-la. O texto também determina que as empresas paguem uma indenização caso algum motorista morra durante o trabalho.

O que dizem 99 e Cabify

As empresas afirmaram ao G1 que a segurança é prioridade em suas decisões e destacaram que já têm recursos parecidos aos previstos no projeto. A 99 diz que investe em soluções como botão de pânico e câmeras de segurança, além de oferecer opções para motoristas não aceitarem corridas pagas em dinheiro e terem mais informações sobre o destino antes de começar a corrida.

A companhia, no entanto, afirmou que "pontos presentes ao projeto de lei aprovado podem engessar novos testes e avanços tecnológicos em segurança e criar barreiras para o exercício da atividade por condutores, além de aumentar os custos das viagens para passageiros".

Já a Cabify afirmou ter atualizado seu aplicativo para que, antes de aceitarem a viagem, os motoristas recebam informações como o valor, a forma de pagamento e a região do destino da corrida. A empresa diz estar "aberta ao diálogo com as autoridades parlamentares" e se declara "favorável a projetos de lei que favorecem maior segurança aos usuários".

A aprovação do projeto ocorre após três motoristas de aplicativo serem assassinados no Distrito Federal em 2020. Para se tornar lei, a proposta ainda precisa ser sancionada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (PMDB).

Uber critica projeto do DF que exige botão de pânico para motoristas




Fonte: https://tecnoblog.net/325126/uber-critica-projeto-df-exige-botao-panico-motoristas/
Uber critica projeto do DF que exige botão de pânico para motoristas Uber critica projeto do DF que exige botão de pânico para motoristas Reviewed by MeuSPY on fevereiro 13, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.