Astrônomos podem ter descoberto pequena Lua no Sistema Solar Exterior

Encontrar objetos espaciais na extremidade do Sistema Solar é muito difícil, principalmente na escuridão do Cinturão de Kuiper. Por conta desta rara possibilidade, a descoberta de uma pequena Lua na região empolgou astrônomos.

A técnica utilizada foi a de ocultação, quando espera que determinado objeto espacial passe em frente a uma estrela brilhante para que possa se tornar visível. Neste caso, o alvo da observação era o planeta anão 2002 TC 302 que, em cálculos anteriores, possuía 584 quilômetros de diâmetro. Porém, em uma ocultação em janeiro de 2018 e aceita recentemente pela revista Astronomy & Astrophysics, foi calculado um diâmetro de “apenas” 500 quilômetros.

Reprodução

Sistema Solar/Foto: Reprodução

Os pesquisadores concluíram que se o planeta for orbitado por uma Lua com aproximadamente 200 quilômetros de diâmetro a uma distância de 2 mil quilômetros, isso poderia gerar um sinal que induziu ao erro de cálculo anterior. A essa curta distância, nem mesmo imagens do Telescópio Espacial Hubble poderia registrar a presença do satélite natural.

A existência de um planeta anão com uma lua própria pode ajudar aos pesquisadores a entenderem como as coisas funcionavam no início do Sistema Solar e a aprender mais sobre a formação dos objetos espaciais. Como o Cinturão de Kuiper pouco mudou desde então, a região é considerada uma cápsula do tempo.

Via: Science Alert




Fonte: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/astronomos-podem-ter-descoberto-pequena-lua-no-sistema-solar-exterior/101118
Astrônomos podem ter descoberto pequena Lua no Sistema Solar Exterior Astrônomos podem ter descoberto pequena Lua no Sistema Solar Exterior Reviewed by MeuSPY on maio 22, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.