Intel lança placa de vídeo Iris Xe que não funciona com AMD

Revelada pela Intel há pouco mais de um ano, a placa de vídeo dedicada Iris Xe (codinome DG1) para desktops vai finalmente ser lançada. Mas, pelo menos na fase inicial, não será possível encontrá-la nas prateleiras das lojas. A placa vai ser direcionada a empresas OEM, ou seja, a fabricantes de computadores.

  • Intel reage ao Apple Silicon com processadores Alder Lake
  • Nvidia cogita fabricar placas de vídeo para minerar criptomoedas
Placa de vídeo Iris Xe DG1 (imagem: divulgação/Asus)

Placa de vídeo Iris Xe DG1 (imagem: divulgação/Asus)

Até agora, os gráficos Xe, da Intel, estavam presentes principalmente em notebooks baseados na 11ª geração de chips Core (Tiger Lake). Já a DG1 teve, no máximo, algumas unidades liberadas para teste.

Para o lançamento oficial, a Intel trabalhará junto a fabricantes como Asus e Colorful que, por sua vez, produzirão placas DG1 para serem entregues a fabricantes de PCs. É por isso que a faixa de preço não foi revelada.

As unidades deverão ser empregadas em desktops voltados ao segmento corporativo, aspecto que, por si só, deixa claro que a Intel não está focada em games atualmente. A ideia é oferecer um pouco mais de desempenho gráfico nessas máquinas, mas não a ponto de a placa competir com uma GPU Nvidia GeForce RTX, por exemplo.

Tecnicamente, a Iris Xe DG1 é ligeiramente inferior à Iris Xe Max, também uma GPU dedicada, mas voltada a notebooks. Esta última conta com 96 unidades de execução (EUs), por exemplo, enquanto a DG1 terá 80 dessas unidades habilitadas.

Por pertencerem à arquitetura Xe-LP, ambas contam com tecnologia de fabricação SuperFin de 10 nanômetros. A DG1 traz 4 GB de memória dedicada, porém.

Sabe-se também que a nova placa de vídeo oferecerá três conexões para vídeo em 4K (DVI, HDMI e DisplayPort) e suporte a HDR, decodificação AV1 e recursos baseados em inteligência artificial. O desempenho máximo em FP32 é de 2,11 teraflops.

As demais características ainda não foram reveladas, mas é de se esperar que a Iris Xe DG1 tenha frequência próxima a 1.700 MHz e TDP abaixo de 30 W, por exemplo.

DG1 apresentada no começo de 2020 (imagem: divugalção/Intel)

DG1 apresentada no começo de 2020 (imagem: divugalção/Intel)

Iris Xe DG1 não funcionará com chips AMD

As GPUs da AMD trabalham com processadores Intel, mas a DG1 não seguirá essa “política de boa vizinhança”: a placa não funcionará em computadores baseados em chips da AMD.

De acordo com a Intel, a sua nova placa de vídeo foi desenvolvida para trabalhar com os chips Core de 9ª (Coffee Lake-S) e 10ª geração (Comet Lake-S), e com os chipsets B460, H410, B365 e H310C. As placas-mãe baseadas nesses chipsets precisam ainda contar com um BIOS especial que habilita o suporte aos gráficos Iris Xe.

Como a Iris Xe DG1 está sendo lançada especificamente para fabricantes que têm grande controle sobre o processo de fabricação de seus PCs, essa não chega a ser uma limitação muito “escandalosa”.

Com informações: AnandTech, The Verge.

Intel lança placa de vídeo Iris Xe que não funciona com AMD




Fonte: https://tecnoblog.net/406270/intel-anuncia-placa-video-dedicada-iris-xe-dg1/
Intel lança placa de vídeo Iris Xe que não funciona com AMD Intel lança placa de vídeo Iris Xe que não funciona com AMD Reviewed by MeuSPY on janeiro 27, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.