Stretch, novo robô da Boston Dynamics, vai trabalhar em centros de distribuição

Após o lançamento do Spot, cão robótico que pode inspecionar áreas remotas e até mesmo abrir portas, a Boston Dynamics se prepara para colocar mais um robô comercial no mercado – o Stretch. A máquina é projetada para movimentar caixas em centros de distribuição, descarregando caminhões, movendo produtos no estoque e, até mesmo, criando pedidos.

  • Amazon prepara robô doméstico Vesta com Alexa embutida
  • Cão-robô Spot ganha recarga automática de bateria e controle via web
Robô Stretch, da Boston Dynamics (Imagem: Divulgação/Boston Dynamics)

Robô Stretch, da Boston Dynamics (Imagem: Divulgação/Boston Dynamics)

Segundo o vice-presidente de engenharia de produto da Boston Dynamics, Kevin Blankespoor, a empresa está indo para onde os clientes estão. O executivo afirma que houve grande demanda por este tipo de robô quando um vídeo do projeto Atlas, um robô humanóide bípede, foi divulgado – no entanto, segundo ele, esse não seria o tipo ideal de robô para armazéns no momento, especialmente por conta do preço alto.

Mas a Boston Dynamics poderia fazer algo por esses comerciantes: criar um robô específico para trabalhar em armazéns, mais simples, mas eficiente para o transporte de carga. A partir desta ideia, a companhia criou não somente o Stretch, mas também uma nova divisão focada em depósitos.

Stretch tem design mais simples e assertivo

Antes de efetivamente desenvolver o robô Stretch, a Boston Dynamics fez alguns experimentos com o robô Handle, que tinha duas “pernas”, com rodas em vez de pés, e dois braços. Tratava-se de uma máquina ágil, mas talvez complexa demais para a demanda. Em uma segunda versão, o Handle passou a ter apenas uma garra a vácuo, utilizada para levantar caixas.

Esse robô chegou a ser testado com clientes na descarga de produtos e se saiu bem ao mover caixas em paletes, dentro de armazéns amplos. A limitação ficava para realizar a movimentação ao descarregar um caminhão.

“Ficou claro que, para Handle, manobrar em um espaço apertado era complicado. Poderíamos fazer o trabalho e descarregar todas as caixas, mas basicamente demorava muito. Cada vez que Handle pegava uma caixa, ela tinha que rolar de volta para o meio do caminhão para que pudesse girar sem colisões, rolar para frente, e colocar a caixa”, explicou Blankespoor.

Handle (topo) e Stretch (embaixo) (Imagem: Divulgação/Boston Dynamics)

Handle (topo) e Stretch (embaixo) (Imagem: Divulgação/Boston Dynamics)

Com o Stretch, as partes mais complexas e desnecessárias do design foram descartadas. A começar pela base, o robô foi redesenhado para se tornar mais estável: em vez de pernas, temos agora uma plataforma plana projetada para não tombar e não precisar de um contrapeso, com rodas que se movem em qualquer direção. Suas dimensões são similares às de um palete padrão, facilitando o encaixe e movimentação dentro dos depósitos e em caminhões.

A nova base também comporta uma bateria maior, que promete autonomia para até oito horas de trabalho (o equivalente a um turno completo), ou 16 horas com a opção “alcance estendido”.

A máquina ganhou um braço giratório com uma garra para agarrar facilmente as caixas e movimentá-las em 360º ao redor da base. De acordo com a Boston Dynamics, é possível mover até 800 caixas por hora. Na mesma base do “braço”, há uma grande torre com os sensores 2D e de profundidade, responsáveis por fornecer as habilidades de visão e detecção de caixas do robô.

Base modular abre ainda mais possibilidades

Além das funções principais, a base giratória do Stretch é modular, permitindo a conexão de outros acessórios diversos, como uma correia transportadora, um carrinho de palete, câmeras extras ou um leitor de código de barras, por exemplo.

A previsão é de que o robô comece a ser vendido em 2022 – por enquanto, o Stretch está em fase de testes com um protótipo avançado, mas que ainda requer ajustes.

Com informações: Ars Technica

Stretch, novo robô da Boston Dynamics, vai trabalhar em centros de distribuição


como rastrear o celular de alguém


Fonte: https://tecnoblog.net/426210/stretch-novo-robo-da-boston-dynamics-vai-trabalhar-em-centros-de-distribuicao/
Stretch, novo robô da Boston Dynamics, vai trabalhar em centros de distribuição Stretch, novo robô da Boston Dynamics, vai trabalhar em centros de distribuição Reviewed by MeuSPY on março 29, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.