Governo dos EUA vê moeda digital da China como possível ameaça ao dólar

Diante dos avanços da China na implementação de sua moeda digital do banco central (CBDC), o governo dos Estados Unidos se demonstra preocupado que a criptomoeda chinesa possa ameaçar a soberania monetária do dólar. De acordo com a Bloomberg, fontes familiarizadas com o assunto revelaram que múltiplos departamentos do governo de Joe Biden estão se mobilizando para estudar as potenciais implicações futuras.

  • Bitcoin pode ser “arma financeira chinesa”, diz cofundador do PayPal
  • O que é blockchain? [indo além do bitcoin]
Criptomoeda do banco central chinês pode ameaçar soberania do dólar americano (Imagem: pushypenguin/Flickr)

Criptomoeda do banco central chinês pode ameaçar soberania do dólar americano (Imagem: pushypenguin/Flickr)

Funcionários do Pentágono, Conselho de Segurança Nacional, Departamento de Estado e Tesouro americano estão preocupados com a ameaça que o iuan digital pode representar para a estrutura financeira global de hoje, de acordo com fontes que falaram com a Bloomberg sob a condição de anonimato. A principal preocupação está na possibilidade da CBDC chinesa destronar o dólar como moeda de reserva dominante no mundo.

Iuan digital pode driblar sanções dos EUA sobre a China

Outra possibilidade que alerta o governo dos Estados Unidos é que a criptomoeda estatal chinesa seja usada para driblar sanções americanas. Por isso, as autoridades estão se mobilizando para entender melhor o funcionamento dessa CBDC, como ela irá operar e ser distribuída.

O governo americano está convencido de que a China não tem a intenção de usar diretamente o iuan digital contra as sanções. Justamente pela atual dominância mundial do dólar, os EUA possuem o poder de cortar o acesso de empresas e até mesmo de países inteiros ao sistema financeiro global. Contudo, o cenário pode mudar se essa soberania monetária for ameaçada.

Objetivo da CBDC chinesa é substituir dinheiro físico

As autoridades chinesas já revelaram que o principal objetivo por trás de sua CBDC é a substituição de notas e moedas por dinheiro digital, enquanto se reduz o uso de criptomoedas como o bitcoin (BTC) e se complementa o atual sistema de pagamentos eletrônicos.

Além disso, o banco central da China também quer explorar o potencial que o iuan digital tem para pagamentos internacionais. O governo chinês já lançou um projeto para estudar essa possibilidade com o Banco de Compensações Internacionais (BIS) e outros países. Porém, para que isso seja possível, acordos e regulamentações globais teriam que ser firmados.

Discussões sobre dólar digital se intensificam

Mesmo diante de todas essas preocupações, o governo de Biden não planeja tomar nenhuma ação para conter as possíveis ameaças que a CBDC chinesa representa. Na realidade, essa situação fez com que as autoridades americanas renovassem seus esforços para estudar e discutir a possibilidade do lançamento de um dólar digital.

O assunto já permeia discussões no Congresso americano desde o começo do ano. Cientes dos movimentos da China, congressistas estão cada vez mais interessados por uma possível CBDC. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e a secretária do Tesouro, Janet Yellen, já foram questionados sobre isso em audiências ao longo de 2021.

Para Powell, os Estados Unidos não precisam ser o primeiro país a lançar uma moeda digital do banco central, “precisamos acertar”, afirmou o presidente do Fed no início de fevereiro. Por isso, ele disse estar analisando “com muito cuidado” a possibilidade.

Já Yellen sinalizou seu interesse em estudar a viabilidade de uma criptomoeda estatal. Também em fevereiro, ela afirmou que uma versão digital do dólar pode ajudar a resolver os obstáculos à inclusão financeira nos EUA entre as famílias de baixa renda.

Com informações: Bloomberg

Governo dos EUA vê moeda digital da China como possível ameaça ao dólar


como saber a localização de outro celular


Fonte: https://tecnoblog.net/430952/governo-dos-eua-ve-moeda-digital-da-china-como-possivel-ameaca-ao-dolar/
Governo dos EUA vê moeda digital da China como possível ameaça ao dólar Governo dos EUA vê moeda digital da China como possível ameaça ao dólar Reviewed by MeuSPY on abril 12, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.