Android 12 Beta avisa se apps copiam seus dados, traz novas animações e mais

O Google I/O 2021 serviu de palco para algumas novidades do Android 12, mas muitas ficaram de fora do evento ou receberam pouca atenção. A boa notícia é que o Android 12 Beta 1 já está disponível para download. Com isso, “segredos” da nova versão começam a ser revelados. Você confere alguns a seguir.

  • Google revela LaMDA, inteligência artificial feita para conversar com você
  • Google Workspace terá integração com Meet e Smart Canvas para equipes
Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Android 12 (imagem: divulgação/Google)

Google Assistente com atalhos e widgets

Se você usa ou já teve alguma experiência com o Google Assistente, sabe que a ferramenta pode ser útil de diversas formas. O Google quer aumentar esse senso de utilidade com atalhos e widgets.

Essa é uma novidade interessante porque vai permitir ao Google Assistente se integrar a aplicativos de terceiros mais facilmente. Essa integração já existe, mas é muito limitada. Na atual fase, o assistente pode receber comandos para abrir apps ou dar play em um reprodutor de áudio, por exemplo, mas não vai muito além disso.

A função de atalhos dentro do Google Assistente foi apresentada em 2020 e, no Android 12, será incorporada de modo definitivo. O usuário poderá contar com uma lista variada de atalhos dentro da galeria do Google Assistente para realizar as mais diversas ações em aplicativos, como pedir almoço em um app de entregas.

Tão ou mais interessante é a integração com widgets de terceiros. Com essa novidade, o Google Assistente poderá extrair determinadas informações sem ter que abrir o aplicativo principal.

Suponha, como exemplo, que você quer verificar quantos quilômetros já percorreu com o Strava; ao receber esse comando, o Google Assistente poderá abrir uma widget do Strava em vez de uma tela específica do app.

Widget do Strava no Google Assistente (imagem: <a href='https://meuspy.com/tag/Espiao-para-Android-gratis'>Android</a> Police)

Widget do Strava no Google Assistente (imagem: Android Police)

Aviso de apps que copiam dados

Esta talvez seja a novidade mais útil do Android 12. Como adiantamos aqui no Tecnoblog, o sistema operacional irá alertar o usuário sobre aplicativos que acessam os dados existentes na área de transferência (clipboard).

  • O que é área de transferência?

Se esses dados correspondem a um código de barras de um boleto, por exemplo, é natural que o aplicativo do banco acesse essa informação quando você quiser pagar essa conta. Porém, não é razoável que um app de rede social acesse esses dados, ainda mais sem o usuário saber disso.

Pois bem, o Android 12 poderá “dedurar” os aplicativos que acessarem o conteúdo copiado para a área de transferência. Se essa ação for esperada, tudo bem. Se não, bom, é hora de ligar o desconfiômetro.

Apps pendentes na tela inicial

Um usuário que usa o perfil @outbraegeous no Twitter está testando o Android 12 Beta em um celular Pixel 5. Ele descobriu um recurso curioso: o sistema operacional exibe um ícone escurecido na tela inicial que indica que o aplicativo está pendente, isto é, ainda não foi totalmente baixado.

Uma borda ao redor do ícone indica o progresso do download do app. Essa característica pode ser útil para mostrar o andamento de instalação de um jogo grande, por exemplo.

No entanto, ainda não ficou claro se essa é uma funcionalidade nativa do Android 12, uma função atrelada ao Pixel Launcher ou, ainda, algo ligado à Google Play Store. Como muitos testadores não conseguiram habilitar essa função, é possível que o recurso não passe de um teste A / B conduzido pelo Google.

Apps pendentes no meio da tela (imagem: XDA Developers)

Apps pendentes no meio da tela (imagem: XDA Developers)

Android 12 hiberna apps não usados

Se não todo mundo, a maioria dos usuários tem aplicativos pouco usados no celular. No Android 12, você poderá fazer esses apps hibernarem. Esse modo revoga as permissões dos aplicativos para diminuir o risco de problemas de segurança e otimiza o espaço ocupado por eles (arquivos temporários são eliminados, por exemplo).

Aplicativos poderão hibernar automaticamente se não forem acessados durante vários meses (três meses, aparentemente). Para o app “acordar”, bastará acessá-lo novamente.

App hibernado no <a href='https://meuspy.com/tag/Espiao-para-Android-gratis'>Android</a> 12 (imagem: XDA Developers)

App hibernado no Android 12 (imagem: XDA Developers)

Animações para toques e recarga

Não é novidade que o Android 12 terá design baseado no conceito Material You, que torna a interface mais pessoal e adaptável a diferentes tamanhos de tela. A mudança de visual envolve até pequenos detalhes, como animações.

A versão beta do sistema operacional mostra uma animação com efeito brilhante quando o usuário toca em botões e outros recursos (porém, é difícil perceber esse efeito em capturas de tela). Se o botão for pressionado por algum tempo, o efeito de brilho continuará se manifestando, mas perto das bordas.

Não termina aí: quando o celular for colocado para recarga de bateria, uma nova animação circular será exibida. Se a recarga for feita com cabo, o círculo surgirá no centro da tela; se por indução (sem fio), o efeito de círculo começará na borda inferior e seguirá para cima.

Animação de recarga no <a href='https://meuspy.com/tag/Espiao-para-Android-gratis'>Android</a> 12 (imagem: <a href='https://meuspy.com/tag/Espiao-para-Android-gratis'>Android</a> Police)

Animação de recarga no Android 12 (imagem: Android Police)

Notificações toast menos confusas

Uma notificação toast exibe informações complementares ao usuário em pequenos balões que desaparecem sozinhos após determinado limite de tempo. Esse recurso não é novo, mas no Android 12, receberá mudanças estéticas para ficar mais contextualizado e elegante.

Para começar, o balão assumirá o mesmo padrão de cor ativado no sistema operacional (no Android 11, o balão é branco). Além disso, o ícone do aplicativo que gerou a notificação aparecerá à esquerda da mensagem e esta deverá ter texto tão curto quanto possível. Assim, o Android 12 tornará as notificações toast menos confusas para o usuário.

Outra mudança perceptível na versão beta: as animações que mostram o balão surgindo e sumindo ficaram mais suaves em relação ao Android 11.

Notificação toast (imagem: <a href='https://meuspy.com/tag/Espiao-para-Android-gratis'>Android</a> Police)

Notificação toast (imagem: Android Police)

Como baixar o Android 12 Beta

A versão final do Android 12 será lançada no terceiro trimestre de 2021. Se você não quiser esperar até lá, pode testar as versões beta. O Android 12 Beta 1 foi liberado na terça-feira (18) para os seguintes smartphones:

  • Asus Zenfone 8 (ZS590KS)
  • Google Pixel 3, 3 XL, 3a, 3a XL, 4, 4 XL, 4a, 4a (5G), 5
  • Nokia X20
  • OnePlus 9 e 9 Pro
  • Oppo Find X3 Pro (CPH2173)
  • Realme GT
  • Sharp Aquos R6
  • TCL 20 Pro 5G
  • Tecno Camon 17
  • Vivo iQOO 7 Legend
  • Xiaomi Mi 11, Mi 11 Ultra, Mi 11i e Mi 11X Pro
  • ZTE Axon 30 Ultra 5G (China)

Uma lista atualizada de aparelhos compatíveis e orientações para instalação podem ser encontradas no site do Android 12.

Com informações: Android Police [1], [2], [3], [4], [5]; XDA Developers [1], [2].

Android 12 Beta avisa se apps copiam seus dados, traz novas animações e mais


localizar o celular


Fonte: https://tecnoblog.net/443601/android-12-beta-aviso-apps-animacoes-hibernacao-notificacoes-toast/
Android 12 Beta avisa se apps copiam seus dados, traz novas animações e mais Android 12 Beta avisa se apps copiam seus dados, traz novas animações e mais Reviewed by MeuSPY on maio 19, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.