Governo quer exigir ativação de rádio FM em celulares vendidos no Brasil

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, assinou uma portaria que obriga as fabricantes de smartphones a ativarem rádio FM nos smartphones que possuem hardware compatível com a tecnologia. A medida afeta celulares novos que serão fabricados em território nacional, e não haverá exigência para aparelhos importados.

  • Internet via fibra ultrapassa cabo, cobre e rádio juntos no Brasil
  • Como ativar a rádio FM no Android usando Next Radio
Celular da <a href='https://meuspy.com/tag/Samsung-espiao'>Samsung</a> com fone de ouvido (Imagem: Photo Mix/Pixabay)

Governo quer exigir ativação de rádio FM em celulares compatíveis (Imagem: Photo Mix/Pixabay)

De acordo com Faria, cerca de 90% dos celulares do Brasil já possuem o equipamento para captação das frequências FM, mas o recurso não está ativado por razões comerciais. O ministro diz que a portaria assegura a funcionalidade do rádio sem gerar custo adicional para as fabricantes.

O governo defende que a ação é voltada principalmente para quem vive em zonas mais remotas, e que essa população poderá ter acesso à informação sem depender de conexão de internet móvel.

Com a exigência, o Ministério das Comunicações atende o setor de radiofusão, que batalha há anos pela obrigatoriedade do rádio FM nos celulares. Em janeiro de 2021, Faria já havia se posicionado a favor da obrigatoriedade da tecnologia nos smartphones.

Regras para rádio FM em smartphones são incertas

A portaria foi assinada pelo Ministério das Comunicações, mas a Anatel ficará responsável por estabelecer as regras para as fabricantes de smartphones.

A princípio, o que se sabe é que a medida afetará apenas celulares montados no Brasil. Ainda é uma incógnita se o governo exigirá o rádio FM em todos os smartphones nacionais, o que comprometeria a fabricação de dispositivos que não possuem hardware compatível, como o iPhone e outros modelos mais caros.

De acordo com o Poder360, o ministro Faria afirmou ter conversado com as fabricantes de smartphone e “todas elas toparam”, mas não detalhou o assunto. Em 2019, a Abinee, associação que representa empresas como Apple, Samsung e DL (Xiaomi), se posicionou de forma contrária a um projeto de lei que obrigava rádio FM nos celulares.

Ter o chip de rádio não significa que há compatível com FM

É verdade que o hardware de diversos smartphones possuem compatibilidade com FM, mas isso não significa que qualquer aparelho consiga sintonizar o rádio com uma simples modificação no software.

Para que o rádio funcione, é necessário que o aparelho tenha uma antena própria para FM, ou algum componente interno que direcione a captação por meio de um cabo ou fone de ouvido.

Governo quer exigir ativação de rádio FM em celulares vendidos no Brasil


rastrear chip tim


Fonte: https://tecnoblog.net/439183/governo-quer-exigir-ativacao-de-radio-fm-em-celulares-vendidos-no-brasil/
Governo quer exigir ativação de rádio FM em celulares vendidos no Brasil Governo quer exigir ativação de rádio FM em celulares vendidos no Brasil Reviewed by MeuSPY on maio 04, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.