Windows 10 ganha primeira prévia que “mata” Internet Explorer

Não é blefe. O Internet Explorer 11 (versão mais recente) vai mesmo ser aposentado no Windows 10, ainda que a passos lentos. Uma prova surgiu na última sexta-feira (21): na data, a Microsoft liberou a build 21387 do Windows 10 Insider Preview, a primeira versão de teste do sistema operacional a vir com o famigerado navegador desabilitado.

  • Windows 10: Microsoft promete “revolucionar” experiência do usuário
  • Windows 10X é cancelado e Microsoft explica os motivos
Internet Explorer (Imagem: Josh Holmes/Flickr)

Internet Explorer (imagem: Josh Holmes/Flickr)

Digamos que o Internet Explorer está fazendo “hora extra”. Obsoleto para os padrões atuais e marcado por um histórico de falhas de segurança (ainda que mitigados), o navegador foi substituído pelo Microsoft Edge — ou pelo menos deveria ter sido.

O problema é que a Microsoft não pode simplesmente remover o Internet Explorer do Windows e colocar o Edge no lugar. Há algumas partes do sistema operacional e ferramentas corporativas que, até hoje, dependem do Internet Explorer para funcionar corretamente.

É por isso que o navegador não vai ser verdadeiramente removido do Windows. A partir de 15 de junho de 2022, você não conseguirá usar o Internet Explorer no Windows 10, mas ele estará lá para não impedir o funcionamento de software legado.

Edge com modo IE

A intenção da Microsoft é fazer o Edge ser acionado quando usuário tentar abrir o Internet Explorer. Para as empresas que dependem do Internet Explorer para determinadas aplicações, O Edge também poderá ser acionado, mas, nessa circunstância, o browser abrirá com o modo IE ativado.

O modo IE consiste em uma camada de compatibilidade que acrescenta ao Edge recursos essenciais do Internet Explorer. Esses recursos não são incorporados ao Edge, mas acionados a partir do motor MSHTML (Trident) do Internet Explorer, razão pela qual o navegador ainda não pode ser totalmente removido do Windows.

Build 21387 do Windows 10

Mesmo com o modo IE, a Microsoft precisa avaliar o impacto que a mudança terá sobre o ecossistema do Windows e, claro, permitir que desenvolvedores, administradores de sistemas e afins façam o mesmo tipo de análise. Daí a antecipação da “morte” do Internet Explorer na build 21387 do Windows 10.

Note que essa versão foi lançada no Canal do Desenvolvedor (Dev Channel) do programa Windows Insider, o que significa que a desativação do Internet Explorer no Windows 10 ainda não é oficial — mas vai acontecer.

Tecnocast 158 — O navegador que você amava odiar

O Internet Explorer participou da vida de muita gente em seus 25 anos de existência, mas está na hora de seguir em frente. Ele ainda existe nas entranhas do Windows e de softwares antigos, mas aos poucos está sendo abandonado pela própria Microsoft. Vamos relembrar os melhores (e piores) momentos do browser que você amava odiar? Aperte o play e venha com a gente:

Com informações: Microsoft.

Windows 10 ganha primeira prévia que “mata” Internet Explorer


samsung localizar


Fonte: https://tecnoblog.net/444966/microsoft-libera-previa-windows-10-internet-explorer-desativado/
Windows 10 ganha primeira prévia que “mata” Internet Explorer Windows 10 ganha primeira prévia que “mata” Internet Explorer Reviewed by MeuSPY on maio 24, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.