OMS lança primeiro relatório com orientações sobre ética em IA de saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, nesta semana, um relatório com diretrizes sobre ética no uso de inteligência artificial na área da saúde. O documento é fruto de um trabalho que levou dois anos em desenvolvimento, e foi feito por 20 especialistas. Segundo a OMS, a adoção de IA em processos relacionados à saúde tem o dever de ser segura, transparente e responsável.

  • Cirurgias com robôs demoram mais e não são mais seguras, dizem pesquisas
  • A inteligência artificial é mais antiga do que você imagina
Organização Mundial da Saúde (Imagem: Pierre Virot/OMS)

Bandeira da Organização Mundial da Saúde (Imagem: Pierre Virot/OMS)

De acordo com o relatório, há seis princípios que devem servir como base para governos, empresas e órgãos reguladores. São eles:

  • Proteção à autonomia de humanos: decisões de saúde devem ser tomadas por humanos, e não inteiramente por máquinas. Além disso, a IA não deve ser usada para orientar os cuidados médicos de alguém sem seu consentimento, e seus dados devem ser protegidos.
  • Promoção da segurança: os desenvolvedores de IA devem monitorar continuamente todas as ferramentas, garantindo seu pleno funcionamento e evitando danos.
  • Transparência: os desenvolvedores devem publicar informações sobre o design de ferramentas de inteligência artificial. Os processos devem ser totalmente auditados e compreendidos pelos usuários e reguladores.
  • Responsabilidade: é necessária a existência de mecanismos que determinam quem é o responsável por eventuais problemas com ferramentas de IA.
  • Garantia de equidade: as ferramentas devem estar disponíveis em vários idiomas, e precisam ser treinadas em uma base de dados diversa para evitar casos como os que vimos nos últimos anos, com algoritmos racistas.
  • Sustentabilidade: as ferramentas devem ser reparáveis mesmo em sistemas de saúde com poucos recursos, e os desenvolvedores devem ser capazes de prover atualizações frequentes para evitar a ineficácia da tecnologia.

Tais princípios devem guiar profissionais nas mais diversas possibilidades de uso de inteligência artificial na área, como no desenvolvimento de aplicativos, tratamento de dados e na construção de ferramentas para prevenção, tratamento ou diagnósticos de doenças.

Para a OMS, a tecnologia não deve ser uma solução rápida para desafios na área da saúde — especialmente em países de média e baixa renda. A autoridade chegou a alertar sobre os riscos do uso de modelos de IA feitos em países desenvolvidos em regiões economicamente diferentes. Em casos extremos, o uso de inteligência artificial sem o devido cuidado pode causar danos à vida humana.

Pandemia acendeu alerta sobre precauções no uso de IA

Durante a pandemia de COVID-19, houve exemplos claros de como o mau uso de tecnologia e IA pode resultar em processos prejudiciais ao bem-estar de uma sociedade. O governo de Cingapura admitiu que dados coletados para saúde foram “deslocados” para investigações criminais.

Além disso, diversos modelos de IA foram construídos pelo mundo, em países como Estados Unidos e na Europa, e com poucos dados fundamentados, colocados indevidamente em prática para detectar a infecção pelo Sars-CoV-2 — mostrando-se completamente inúteis tempos depois.

Um impasse com empresas de tecnologia

O relatório da OMS também fala sobre as big techs — como o Google e a Apple —, que têm aumentado sua participação no setor da saúde por meio de ferramentas de inteligência artificial. A organização demonstrou preocupação em relação ao guia ético dessas empresas.

“Embora essas empresas possam oferecer abordagens inovadoras, existe a preocupação de que possam eventualmente exercer muito poder em relação aos governos, fornecedores e pacientes”, afirma o documento.

Como solução, a OMS propõe que os governos se atentem à regulamentação adequada de mecanismos de supervisão para tornar o setor privado responsável e receptivo, garantindo decisões e operações transparentes.

Com informações: The Verge, OMS.

OMS lança primeiro relatório com orientações sobre ética em IA de saúde


como saber se o telefone está rastreado


Fonte: https://tecnoblog.net/456599/oms-lanca-primeiro-relatorio-com-orientacoes-sobre-etica-em-ia-de-saude/
OMS lança primeiro relatório com orientações sobre ética em IA de saúde OMS lança primeiro relatório com orientações sobre ética em IA de saúde Reviewed by MeuSPY on junho 30, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.