Escassez de chips já atinge 12% da produção de eletrônicos no Brasil

O cenário de escassez de chips perdura no mundo todo e não exclui o Brasil. No país, a fabricação de TVs, notebooks e celulares, por exemplo, vem sendo afetada pelo problema. Uma sondagem da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) revela que 12% dos fabricantes brasileiros de eletrônicos já tiveram que paralisar parte de sua produção por causa da falta de componentes.

  • O que é TPM e por que ele é exigido no Windows 11?
  • Intel Lakefield, rival de chips Qualcomm para PCs, deixará de ser fabricado
Escassez de chips já atinge 12% da indústria de eletrônicos no <a href='https://meuspy.com/tag/Alicativo-Espiao-Brasileiro'>Brasil</a> (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Escassez de chips já atinge 12% da indústria de eletrônicos no Brasil (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Ainda de acordo com a associação, a escassez de chips prejudica quatro a cada dez fábricas de produtos eletrônicos no Brasil. É verdade que a situação é menos grave que a do setor automotivo. Ao contrário deste, a indústria de eletrônicos brasileira não teve que paralisar totalmente nenhuma fábrica, pelo menos até o momento.

Em contrapartida, a proporção de 12% de fábricas parcialmente paralisadas é o maior número registrado desde fevereiro, quando a Abinee começou a fazer esse tipo de acompanhamento.

Por conta do problema, 32% das empresas consultadas relataram enfrentar atrasos na produção ou na entrega de produtos aos clientes. O problema pode piorar: no último mês de junho, 71% das companhias afirmaram terem tido dificuldades para adquirir semicondutores — em maio, essa proporção estava em 55%.

Escassez deve durar até 2022

A sondagem da Abinee revela ainda que a escassez de chips, quando combinada com fatores como aumento das tarifas de frete e desvalorização cambial, fez o aumento de custos dos componentes ser considerado acima do normal por 93% das fábricas consultadas.

Não há solução no curto prazo para quase metade delas: 42% das empresas trabalham com a possibilidade de o fornecimento de chips só ser normalizado em meados de 2022.

Essa previsão condiz com as estimativas de companhias como Intel, Nvidia e TSMC. Para esta última, o problema pode inclusive ser solucionado apenas em 2023.

Com informações: UOL.

Tecnocast 187 — A crise global de chips

O aumento no consumo de eletrônicos durante a pandemia está provocando uma escassez na oferta de semicondutores. As fabricantes não estavam preparadas para atender a essa demanda e esse descompasso deve afetar o preço dos produtos nos próximos meses.

Esse é o tema do Tenocast 187. Dê play e confira!

Escassez de chips já atinge 12% da produção de eletrônicos no Brasil


rastrear zap pelo numero


Fonte: https://tecnoblog.net/465594/escassez-global-chips-afeta-industria-eletronicos-brasil/
Escassez de chips já atinge 12% da produção de eletrônicos no Brasil Escassez de chips já atinge 12% da produção de eletrônicos no Brasil Reviewed by MeuSPY on julho 23, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.