O escritório em casa do marceneiro Diego Schild Smiths

Olá! Meu nome é Diego Schild Smiths, tenho 34 anos e um amigo cachorro que mora comigo. Ele tem 10 anos, com corpinho de 7 e é ranzinza como um velho de 13. Moro em Pelotas (RS). Tenho, por natureza, interesse em várias áreas, e elas são bastante amplas: marcenaria, computação (principalmente software livre), meio ambiente, filosofia, literatura, ciclismo e música. Não necessariamente nessa ordem.

Em 2007, graduei em análise e desenvolvimento de sistemas e trabalhei com TI em uma universidade federal durante seis anos, mas hoje em dia faço essas coisas somente por hobbie. Nessa época, também exercia atividade de “descaminho de perfumes”. Trazia-os do Uruguai, até um dia ser pego pela Receita Federal e perder mais de R$ 5 mil. Iupiiiii!

Em 2015, depois que saí do ramo de TI e do descaminho de perfumes, tirei seis meses sabáticos, viajei para Paraty (RJ), entrei para o mundo do ciclismo e da alimentação saudável e tento permanecer nisso até hoje. Com o preço atual das boas peças de bicicleta e com um dia frio como o de hoje, em que só chove e dá vontade de se empanturrar com bolo e café, fica difícil.

Logo após os seis meses sabáticos, consegui um emprego no setor fiscal de uma cooperativa de agricultores orgânicos e trabalhei lá durante um ano e meio. Tive que aprender contabilidade fiscal do zero. Um dos melhores momentos da minha vida.

Atualmente, junto de meu irmão, temos uma marcenaria. O nome é Oficina Andurá. Apesar da ideia inicial ser de desenvolvermos produtos autorais com foco no design (ele é arquiteto, o que ajuda muito), só conseguimos começar a pensar em algo mais sólido ano passado. Até então tínhamos muito trabalho vindo de fora, muita encomenda, não sobrava tempo para outra coisa.

Com a parada que teve por causa da pandemia (foram quase seis meses sem entrar nada de pedidos), deu tempo para pensarmos em algumas coisas e só então começarmos a rumar para o objetivo previsto lá no início. Nosso primeiro produto foi lançado ainda no ano passado. Trata-se de um suporte de madeira para dispositivos móveis. Já está no segundo lote e terminando. O segundo produto vem aí e logo em seguida um terceiro (este último, desenhado por mim).

Tenho também uma página pessoal/blog que comecei ano passado durante uma grande depressão (problemas pessoais, profissionais, início da pandemia e término de namoro, tudo ao mesmo tempo). Pretendo levá-lo mais a sério no decorrer do tempo, com postagens sobre meus interesses.

Bem, como disse, ao contrário de quase todos aqui, não trabalho na frente de um computador. Meu escritório é outro. Segue foto dele:

Marcenaria, com duas mesas, uma estante ao fundo e várias máquinas.
Foto: Arquivo pessoal.
Foto da marcenaria do ângulo contrário, com mais mesas e máquinas e janelas estreitas próximas ao teto.
Foto: Arquivo pessoal.

Não sei até que ponto devo dizer o que tem aí, acho que pouca gente aqui vai saber identificar. Mas se quiserem saber:

  • Desempenadeira Omil DES-40.
  • Desengrossadeira Invicta DGI-40.
  • Esquadrejadeira Maksiwa ESQ 1900 I Black Edition.
  • Formões genéricos.
  • Fresadora de junção Makita PJ7000.
  • Guia de afiação Veritas MKII.
  • Parafusadeira elétrica Bosch GSR 7-14 E.
  • Plaina manual Veritas #5¼ bench plane (com faca em aço PMV-11®). Minha queridinha. Veio direto do Canadá. Uma obra de arte.
  • Serra circular elétrica portátil Bosch GKS 65 GCE.
  • Tupia de coluna Makita RP2301FC. Meu monstrinho lindo com seus 2100 Watts de potência e 6,1 kg de peso.
  • Tupia laminadora Makita RT0700C.
  • CNC Laser OpenBuilds ACRO System. Construída por mim ano passado (enquanto enfrentava a maldita depressão). Difere do projeto padrão apenas por utilizar todas as partes em alumínio, ao contrário da original que tinha as placas de pórtico em acrílico (as placas em alumínio foram perfeitamente usinadas por um cara do DF, posso passar o contato, ele é muito bom). Deu um certo trabalho, mas valeu cada segundo gasto.

Ainda faltam algumas máquinas importantes. Muita gente não imagina o custo que é montar uma marcenaria.

Para não parecer um peixe fora d’água, vou por uma foto da minha mesa de trabalho aqui de casa. É a mesma que uso para tomar café, almoçar, jantar etc. O bom de morar com meu amigo cachorro é que ele não usa a minha mesa (ele tem a dele), então consigo muito bem dividir entre o trabalho e as refeições.

Mesa de madeira, com teclado, mouse e um monitor/notebook desmontado e remontado em um suporte de madeira. Ao redor, acessórios como fones de ouvido e um e-reader.
Foto: Arquivo pessoal.
  • Mesa. Feita por mim com sobras de pinus e compensado de virola que haviam na marcenaria. Acabamento com verniz PU.
  • Cadeira. Era do meu pai, da sala de jantar.
  • Computador Toshiba Satellite U405-S2830. Era um notebook até quebrar o teclado, o touchpad, o conector de energia e a dobradiça do monitor. Então desmontei e fiz isso aí. Está inacabado, um dia eu termino (ou não). No lugar do HD coloquei um SSD de 120 GB. Ah, o nome dele é Matusalém por causa da idade: 13 anos. Rodando elementaryOS 5.1.7.
  • Teclado Microsoft Wireless Keyboard 3000 v2.0. É um tecladinho bom, o pior era o emborrachado que tinha na parte inferior. Logo em seguida aquilo começou a ficar gosmento. Tive que esfregar um pano embebido em aguarrás para tirar aquela meleca. Bem melhor agora. Só queria saber de quem foi a ideia de por borrachinha ali…
  • Mouse Microsoft Wireless Mouse 5000. O teclado é bonzinho, mas o mouse é ruim. Horrível. Come pilha feito um morto de fome e a rolagem é ruim.
  • Fones de ouvido Sennheiser HD 598. Um excelente fone de ouvido de alta fidelidade para uso doméstico. Meu queridinho, também.
  • Estojo. Feito por mim. Em catuaba e acabado com óleo de tungue e cera.
  • Caneta Pentel Energel Philography 0,5. Toda em aço inox. Melhor caneta que já tive o prazer de usar.
  • Lapiseira Pentel S475G. Também em aço inox. Uma ótima lapiseira.
  • HD externo Western Digital My Passport 1 TB/ Tenho desde 2011 (acho), comprado no eBay do Reino Unido (?!?!). Até hoje não cheguei na marca dos 500 GB ocupados. E tem coisas do meu irmão junto!
  • Celular Motorola Moto X4. Na foto está meu antigo G4 Play, pois, o X4 estava na minha mão tirando as fotos.
  • Suporte do celular Maturim. O primeiro produto da minha marcenaria. Desculpem a modéstia, mas ele é lindão. Só para avisar, entregamos em todo Brasil!
  • Caixa de som Anker Soundcore Mini 2. Uma baita caixinha de som. Uso na marcenaria, na mesa de trabalho, no banho…
  • E-reader Kobo Glo HD. Sou um feliz usuário de um Kobo. De todas as bugigangas que eu possuo, provavelmente a que eu mais tenho apego. Quase toda minha coleção de livros está nele, com exceção dos oito livros da saga A Torre Negra do Stephen King, a coleção de livros do Amyr Klink, os três fantásticos, raros (e caros) livros da coleção Mundo afora da editora Allegro (Sul: A fantástica viagem do Endurance, do Capitão Ernest Henry Shackleton; A última expedição, do capitão Robert Falcon Scott; e Pólo Sul, do fodástico Roald Amundsen) e alguns que minha ex-namorada me deu (como o fofinho Uma nova chance para o Sr. Doubler).
  • Peso de papel. Feito por mim, em tauari e imbuia. Acabado com óleo de tungue e cera.
  • As minhas duas plantinhas não saíram na foto. Uma é uma suculenta que não sei o “modelo” e a outra é um trevo-roxo (oxalis triangularis).

É isso, pessoal. Qualquer coisa que queriam saber, trocar uma ideia, recomendar algo ou outra coisa qualquer, comentem aí. O legal seria comentar no tópico para que todos possam ver, mas se por acaso se sentirem mais a vontade enviando um e-mail, ele pode ser encontrado na minha página.

Foto, por outro ângulo, do escritório do Diego, com uma divisório em alvenaria ao fundo com uma garrafa térmica sobre ela.
Foto: Arquivo pessoal.

 

Apoie um lugar legal na internet


app rastreamento


Fonte: https://manualdousuario.net/
O escritório em casa do marceneiro Diego Schild Smiths O escritório em casa do marceneiro Diego Schild Smiths Reviewed by MeuSPY on julho 05, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.