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A migração para o eSIM já está disponível dentro da área Meu Vivo Empresas. A alteração só pode ser feita pelo gestor do contrato, e o serviço está disponível na mesma seção que permite trocar o chip físico.
Para usar o eSIM, é necessário possuir um smartphone compatível. De acordo com a Vivo, o serviço está disponível para quem tem iPhone XR ou superior, Motorola RAZR, Samsung Galaxy S20, S20+, S20 Ultra, S21, Fold, Z Flip, Z Fold 2, Note 20 e Note 20 Ultra.
Nos iPhones, o eSIM é a única tecnologia que permite ao proprietário usar duas linhas de forma simultânea, como num smartphone Android dual chip. Com isso, o usuário consegue ter dois números (um pessoal e outro do trabalho, por exemplo) no mesmo aparelho, podendo ser inclusive de diferentes operadoras.
Por que o eSIM não se popularizou?
Além de nem todas as operadoras terem aderido ao formato, algo que segura a popularização do eSIM é a dificuldade de ativação. Com um chip normal é fácil: ao trocar de aparelho, basta colocar o cartão no novo dispositivo e tudo funciona. No caso do chip virtual, é necessário ler um QR Code e cadastrar alguns dados do smartphone no sistema das teles.
Algumas operadoras de outros países permitem ativar o eSIM de forma remota pelo próprio site da companhia. Tecnicamente falando isso é possível de ser feito por empresas brasileiras, mas simplificar esse processo também aumenta as chances de fraudes acontecerem – se com SIM Cards físicos comuns elas já acontecem, imagina com um processo 100% eletrônico?
Outras operadoras entregam um QR Code reutilizável: ao trocar de aparelho, basta remover o perfil do modelo antigo e escanear o código no novo. Na minha opinião, trata-se do melhor formato possível, mas infelizmente isso não foi adotado pelas teles brasileiras em que já usei eSIM (Claro e Vivo).
Para que o eSIM se popularize, as operadoras devem facilitar o acesso a tecnologia e diminuir a burocracia. Veja um exemplo prático: após anos restringindo a tecnologia apenas para clientes do pós-pago, a Vivo liberou em dezembro de 2020 a ativação do chip virtual via WhatsApp. Mesmo assim, diversas lojas da operadora não seguem o protocolo oficial e recusaram a adesão remota. Já estamos em agosto e ainda costumo receber relatos de leitores que tiveram o procedimento negado por algumas lojas.
O Tecnoblog perguntou para a Vivo se há previsão para lançar o serviço de migração para o eSIM para pessoas físicas direto do site da operadora, sem envolver loja ou atendimento humano. A operadora afirmou que, “por enquanto, só presencialmente ou pelo WhatsApp”.
Com todas essas restrições fica um pouco chato usar a tecnologia eSIM, uma vez que é necessário entrar em contato com a operadora, que deve confirmar a identidade do usuário para só então liberar a ativação de um novo aparelho.
Vivo libera ativação de eSIM pelo site, mas não do jeito que você queria
rastrear celular sem internet
Fonte: https://tecnoblog.net/484791/vivo-libera-ativacao-de-esim-pelo-site-mas-nao-do-jeito-que-voce-queria/
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