iOS 15 traz pedido da Apple para exibir anúncios personalizados no iPhone

A Apple é sempre enérgica ao abordar o tema privacidade em relação a desenvolvedores externos, mas no iOS 15 a empresa está levando algumas de suas próprias regras para si mesma. Até certo ponto, pelo menos. A responsável pelo iPhone começará a solicitar a permissão do usuário antes de exibir anúncios personalizados na App Store e no Apple News.

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App Store no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
App Store no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Até o iOS 14, a Apple coletava informações de uso por padrão para direcionar anúncios mais relevantes aos clientes. Com o novo OS, porém, a companhia deve se juntar aos demais desenvolvedores e deixar que o usuário decida se deseja receber propaganda personalizada ou não.

Para as demais empresas com aplicativos na App Store, a regra já era válida desde a implementação da nova política de transparência no rastreamento, com a chegada do 14.5. Entretanto, a abordagem da Apple para seus próprios anúncios é mais… “Delicada”, digamos assim.

Como ressaltou o The Verge, Em vez de citar “rastreamento”, a Apple introduz o pop-up com o título “Anúncios personalizados” — o que soa bem menos invasivo —, e gentilmente explica que ativar este tipo de recurso aumenta a relevância de anúncios mostrados pela empresa.

Além disso, a mensagem afirma que a privacidade do usuário é assegurada devido ao uso de “IDs gerados por dispositivos”, não vinculando informações de publicidade à sua Apple ID.

Para fins de comparação, o pop-up mostrado pelo Instagram diz que “esta versão do iOS requer solicitação de permissão para rastrear alguns dados do dispositivo”.

Notificação do Facebook e Instagram no iOS 14.5 (Imagem: Reprodução/Facebook)
Notificação do Facebook e Instagram no iOS 14.5 (Imagem: Reprodução/Facebook)

Apple se adapta em meio a investigações antitruste

A ação descrita acima é mais um pequeno movimento da Apple em meio a diversas investigações antitruste enfrentadas pela empresa. No Reino Unido, a companhia é acusada, junto ao Google, de duopólio, por “prender” usuários em seu ecossistema.

Impulsionada por uma ação coletiva aberta nos Estados Unidos, a Apple anunciou, no fim de agosto, que iria fazer algumas mudanças nas regras que restringem pagamentos na App Store, como parte de um acordo extrajudicial com desenvolvedores.

Ontem mesmo, a Apple divulgou outro passo que visa contribuir para uma visão mais positiva sobre a empresa nesse sentido, ao permitir que os desenvolvedores incluam links para que os usuários possam se inscrever em serviços fora dos aplicativos — da mesma maneira, foi uma ação cautelosa, apenas para uma categoria específica.

Até que ponto a empresa está disposta a ceder, ainda não sabemos. Porém é perceptível o tanto que a Apple tem se movimentado para escapar de processos e melhorar sua imagem, enquanto é constantemente posta em xeque por outras empresas e autoridades governamentais.

iOS 15 traz pedido da Apple para exibir anúncios personalizados no iPhone


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Fonte: https://tecnoblog.net/487806/ios-15-traz-pedido-da-apple-para-exibir-anuncios-personalizados-no-iphone/
iOS 15 traz pedido da Apple para exibir anúncios personalizados no iPhone iOS 15 traz pedido da Apple para exibir anúncios personalizados no iPhone Reviewed by MeuSPY on setembro 02, 2021 Rating: 5

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