Brasil se junta a grupo liderado pelos EUA para combater ransomware

A guerra dos EUA contra o ransomware continua. Em uma reunião realizada com outros 30 países — incluindo aí o Brasil —, lideranças se comprometeram a adotar medidas para combater ataques cibernéticos, incluindo práticas que podem ser adotadas por empresas, medidas contra lavagem de dinheiro e colaboração para investigações.

  • O que é um ransomware?
  • Ransomware: a mina de ouro dos hackers, o pesadelo das organizações
Ataque de ransomware (imagem ilustrativa: Ashna/PixaHive)
Ransomware vem causando danos a empresas e governos (imagem ilustrativa: Ashna/PixaHive)

“A capacidade de uma nação de prevenir, detectar, mitigar e responder com eficácia às ameaças de ransomware dependerá, em parte, da capacidade, cooperação e resiliência dos parceiros globais, do setor privado, da sociedade civil e da população em geral”, diz o comunicado divulgado pela Casa Branca.

A reunião convocada pela Casa Branca aconteceu virtualmente entre quarta (13) e quinta-feira (14). Representantes dos 31 países discutiram como melhorar a resiliência da rede, com equipes preparadas para agir em caso de ataque, bem como regulamentação e fiscalização do setor. Há uma parte técnica também, com medidas como backup offline de dados e atualizações constantes de software.

Algumas posturas precisariam chegar aos funcionários de empresas e governo, como uso de senhas fortes e também de autenticação em dois fatores. Outra questão é educar para que as pessoas para que não caiam em ataques comuns, como não clicar em links suspeitos nem abrir anexos de e-mails que não conhecem. Medidas como essa serviriam para impedir que ataques desse tipo atrapalhem as operações de companhias ou agências públicas, como tem acontecido nos últimos meses.

A Casa Branca destaca a necessidade de compartilhar informações sobre incidentes do tipo com as autoridades e com equipes de emergência, como forma de colaborar com as investigações. O comunicado também fala em adotar mais práticas para inibir, rastrear e impedir que os criminosos recebam os resgates, como reportar atividades suspeitas e monitorar transações. Outra frente de esforços é buscar cooperação internacional para investigar e punir os envolvidos com esse tipo de prática.

Com informações: Casa Branca, The New York Times

Texto em desenvolvimento

Brasil se junta a grupo liderado pelos EUA para combater ransomware


como rastrear celular perdido pelo google


Fonte: https://tecnoblog.net/509932/brasil-se-junta-a-grupo-liderado-pelos-eua-para-combater-ransomware/
Brasil se junta a grupo liderado pelos EUA para combater ransomware Brasil se junta a grupo liderado pelos EUA para combater ransomware Reviewed by MeuSPY on outubro 15, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.