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Na primeira fase, prevista para começar em 1º de dezembro, a FlixBus irá oferecer viagens entre as capitais São Paulo e Rio de Janeiro, além de São Paulo e Belo Horizonte.
Reservas para essas rotas já podem ser feitas no site ou nos aplicativos da FlixBus. Os preços partem de R$ 19,99, mas, como oferta de lançamento, a plataforma está oferecendo um cupom em sua página de promoções que dá desconto de 99% na viagem (limitado a 9.999 passagens).
Assim como a Buser, a FlixBus não operará com ônibus próprios no Brasil. Para iniciar as suas atividades no país, a companhia fechou uma parceria com o Grupo Adamantina, que opera linhas regulares de ônibus rodoviários.
Entre as rotas atendidas pela Adamantina estão justamente São Paulo x Rio de Janeiro e São Paulo x Belo Horizonte, o que explica a possibilidade de os embarques e desembarques das viagens via FlixBus serem feitos dentro das rodoviárias dessas cidades — os ônibus da Buser saem e chegam em pontos de apoio.
A Adamantina irá fornecer e operar os ônibus, mas estes deverão exibir a pintura verde que caracteriza os veículos ligados à plataforma. Os ônibus terão ainda recursos de conforto e conveniência, como redes Wi-Fi, tomadas USB e ar condicionado, além de poltronas leito ou semileito.
Ao contrário da Buser, o usuário tem a opção de escolher o assento do ônibus na FlixBus, mas há uma cobrança de R$ 5 para isso na categoria semileito ou de R$ 20 na categoria leito. Se o viajante não quiser pagar esse valor, a plataforma escolherá o assento aleatoriamente.
Um detalhe curioso é que, pagando outra taxa de R$ 5 ou R$ 20 (de acordo com a categoria), o viajante poderá reservar a poltrona ao lado para evitar que ela seja ocupada. Assim, uma passagem que custa R$ 19,99, por exemplo, sairá por R$ 29,99 no preço final (R$ 19,99 da passagem + R$ 5 da escolha do assento + R$ 5 da reserva do lugar ao lado).
FlixBus não quer conflito com ônibus regulares
Em entrevista ao Diário do Transporte concedida em setembro, o diretor-geral da FlixBus no Brasil, Edson Bezerra Lopes, contou que a empresa planeja oferecer serviços apenas em parceria com empresas que operam rotas interestaduais autorizadas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Esse é um modelo de negócio bem diferente do operado pela Buser, que oferece viagens por meio de empresas de fretamento, o que explica os constantes atritos com órgãos reguladores e viações tradicionais.
Pelo menos inicialmente, a intenção da FlixBus é fechar acordos com empresas de ônibus de pequeno ou médio porte. Novas parcerias e rotas devem ser anunciadas em breve.
O objetivo da empresa é repetir o sucesso que a plataforma registra na Europa. Por lá, a FlixBus atende a mais de 2.500 destinos e realiza mais de 400 mil conexões por dia.
Europeia FlixBus chega ao Brasil para brigar com Buser em viagens de ônibus
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Fonte: https://tecnoblog.net/532915/flixbus-onibus-aplicativo-inicia-operacoes-brasil/
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