Projeto de lei para banir Pix em São Paulo tem tramitação urgente aprovada

O projeto de lei (PL) do deputado estadual Campos Machado (Avante), de São Paulo, que propõe banir o Pix do estado, está mais perto de ser votado na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). A casa aprovou na tarde de terça-feira (30) a tramitação urgente para o PL, o que implica que ele pode ser analisado ainda nesta quarta-feira (1º), junto a outras propostas da casa, e seguir para o plenário.

  • Mercado Livre forma aliança contra produtos falsos da Levi’s e outras marcas
  • Como mudar o limite de transferências do Pix [Aumentar ou diminuir]
Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)
Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

O Projeto de Lei 583/21, de Campos Machado, proíbe todas as instituições financeiras do Estado de São Paulo de oferecerem o Pix aos usuários. Pelo menos, até que o Banco Central (BC) demonstre em um laudo técnico quais são os mecanismos de segurança criados para prevenir transações fraudulentas ou feitas por criminosos mediante roubo ou sequestro.

Ontem, a Alesp aprovou que o projeto seja analisado como “proposição de urgência”. Isso significa que a proposta que suspende o Pix pode ser uma das primeiras a ser votada nesta quarta-feira, assim que o parlamento estadual abrir a sessão ordinária, às 16h30.

A Alesp aprovou o trâmite rápido após o deputado Campos Machado enviar um requerimento para que o PL ganhasse caráter de urgência na semana passada.

Pix virou “tentação do bandido”, diz autor do projeto de lei

O deputado justifica a proposta de banir o Pix dizendo que criminosos adaptaram sua atividade entorno da ferramenta de pagamento instantâneo, “utilizando-se de sequestro-relâmpago, violência, ameaça até morte, para o seu intento, elevando drasticamente os índices de crimes desse tipo”.Mercado Livre forma aliança contra produtos falsos da Levi’s e outras marcas

O parlamentar também destaca que houve aumento de crimes relacionados ao Pix em São Paulo, “razão pela qual, em nome da segurança e da integridade física dos cidadãos, é que propomos o presente projeto de lei, suspendendo o mecanismo do Pix, que é a ‘tentação do bandido’, no momento”.

A proposta quer suspender a resolução do BC aprovada em agosto de 2020, que autoriza instituições financeiras a receberem e transferirem dinheiro usando o Pix. Assim que o órgão apresentasse um relatório técnico sobre os mecanismos de segurança da opção de pagamento, a lei estadual seria revogada.

BC criou limite de R$ 1.000 para frear crimes com Pix

O Banco Central tem se mobilizado para evitar crimes envolvendo o Pix. Em agosto, o órgão instituiu um limite noturno de R$ 1.000 para qualquer transferência que usa a ferramenta entre 20h e 6h. Além disso, o BC criou portarias que obrigam bancos e instituições de pagamento a monitorarem contas com atividade suspeita. Essas contas devem ser incluídas em um relatório sobre segurança.

Apesar do alarde sobre crimes envolvendo a opção de pagamento, no qual se baseia o projeto de Campos Machado, o diretor de fiscalização do Pix, Paulo Souza, comentou na época que para cada 100 mil transações por meio da ferramenta, apenas 0,5% tinham alguma relação com fraude ou eram consequência de um ato violento, como sequestro ou roubo.

Com informações: Alesp e Mobile Time

Projeto de lei para banir Pix em São Paulo tem tramitação urgente aprovada


plano pos pago vivo com aparelho gratis


Fonte: https://tecnoblog.net/537178/projeto-de-lei-para-banir-pix-em-sao-paulo-tem-tramitacao-urgente-aprovada/
Projeto de lei para banir Pix em São Paulo tem tramitação urgente aprovada Projeto de lei para banir Pix em São Paulo tem tramitação urgente aprovada Reviewed by MeuSPY on dezembro 01, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.