Como criar um dashboard no Excel

O modelo de apresentação facilita o entendimento de dados importantes com um aporte visual claro. Veja abaixo, como criar um dashboard no Excel trabalhando o cruzamento de diversos dados de uma tabela mais ampla. A ferramenta é muito útil para apresentações de trabalho ou controle de metas e tarefas.

  • Como criar um formulário no Excel
  • Como copiar ou mover uma planilha do Excel na mesma pasta de trabalho
Como criar um dashboard no Excel (Imagem: Campaign Creators/Unsplash)
Como criar um dashboard no Excel (Imagem: Campaign Creators/Unsplash)

Tempo necessário: 15 minutos.

Vamos organizar o que é necessário antes de construir nosso dashboard. Importe os dados de uma tabela ou faça uma, limpe os dados retirando as duplicatas, crie 3 abas de trabalho (parte debaixo do Excel), uma para os dados totais, outra para os cruzamentos e a terceira para colocar o painel em si. Cumprindo esses pré-requisitos, vamos a criação.

  1. Escolhendo o gráfico

    No Excel existem muitas opções de gráfico, mas nem todas funcionam quando se escolhe um tipo de cruzamento de dados. Gaste um tempo tentando entender qual é o melhor para cada situação, para montar um dashboard prático e de fácil leitura;Selecionando o tipo de gráfico para o dashboard (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  2. Faça um filtro dos seus dados

    Sabe quando falamos para criarmos 3 abas de trabalho, é para isso. Cada gráfico do dashboard vai representar a seleção de 2 colunas de dados para serem comparadas. Faça o filtro, copie o resultado, e vá organizando os resultados na aba de cruzamento de dados. Se o dashboard for feito sempre, a melhor forma é transformar a tabela em uma tabela dinâmica, fazendo as filtragens para encontrar os valores e produzir os gráficos;Dividindo os grupamentos de dados para os gráficos (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  3. Selecione os dados de cada gráfico

    Agora, estamos na parte de montar nosso dashboard com diferentes gráficos. Vamos na aba superior “Inserir”, selecionamos o modelo de gráfico, em seguida clicamos sobre ele em branco, e vamos ao botão “Selecionar Fonte de Dados”. Trocamos na aba inferior para nosso cruzamento de dados e selecionamos os que serão inseridos no gráfico;Selecionando dados para o gráfico (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  4. Customizando o gráfico

    Com o gráfico criado, podemos alterar seu tamanho e posicionamento com as esferas de imagem. Alteramos o título do gráfico, selecionamos suas cores e os itens apresentados, como dados descritos ou legendas;Customizando gráfico no dashboard (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  5. Organizando o dashboard

    Após fazer o primeiro gráfico, vamos repetir o processo para obter novos, com outros dados, e podemos já criar uma organização final para o dashboard, determinando o espaço para cada que for necessário.Organizando o dashboard (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Vantagens do dashboard no Excel

Nosso exemplo foi o mais simples possível, mas como tudo no Excel pode melhorar, com o tempo poderá inserir botões de macro, melhorar o design geral, vale a pena investir um tempo melhorando seus dashboards.

  • Acesso rápido: como o dashboard coleta dados de diferentes planilhas e tabelas, pode-se acessar imediatamente e ver as informações de que precisa em um piscar de olhos;
  • Poupa tempo: não há necessidade de passar por diferentes planilhas e tabelas peneirando informações. Com um dashboard, basta uma olhada e encontrará o que procura;
  • Fácil de usar: o básico é bem simples, e com o tempo de uso pode-se dar mais robustez ao painel, melhorando suas funções e visuais.

Esses foram nossos toques de como fazer um dashboard no Excel. Uma dica final é procurar modelos gratuitos disponíveis na internet, usando como base para alterações. Caso tenha alguma informação adicional para compartilhar, deixe nos comentários.

Com informação: Go skills, Simplilearn, Microsoft.

Como criar um dashboard no Excel


samsung account rastrear


Fonte: https://tecnoblog.net/responde/como-criar-um-dashboard-no-excel/
Como criar um dashboard no Excel Como criar um dashboard no Excel Reviewed by MeuSPY on janeiro 10, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.