Conheça 7 jogos da época de ouro dos fliperamas

Os fliperamas, ainda resistem bravamente ao tempo, mas tiveram o seu auge lá nos anos 80 e 90. Quem era criança ou adolescente nessa época deve se lembrar bem de economizar o dinheiro do lanche da escola só para comprar algumas fichas e jogar um Street Fighter ou um Metal Slug, por exemplo. Falando nisso, vamos viajar na nostalgia? Dá uma olhada em alguns jogos de fliperama marcantes.

  • Os 7 jogos de simulação mais loucos já lançados para PC e consoles
  • 8 melhores jogos de carta para PC [Card Games]
Conheça 7 jogos da época de ouro dos fliperamas (Imagem: Divulgação/Pexels)

Observação pessoal: naquela época, minha maior dificuldade para jogar em fliperamas é que sempre fui muito baixinha, mesmo criança (não que isso tenha melhorado muito hoje em dia). Como a TV, que ficava na máquina, era mais inclinada para dentro, eu mal conseguia enxergar direito o que estava acontecendo na tela, mesmo estando na ponta dos pés. Vez ou outra aparecia um banquinho para me ajudar.

Agora sim, vamos à lista…

Índice

  • 1. Street Fighter 2
  • 2. Metal Slug
  • 3. Mortal Kombat II
  • 4. Jurassic Park: The Lost World
  • 5. Daytona USA
  • 6. Dance Dance Revolution
  • 7. Double Dragon
  • Outros jogos clássicos de fliperama

1. Street Fighter 2

Sucesso das máquinas de arcade, muita gente talvez tenha tido o primeiro contato com um jogo de luta num fliperama com Street Fighter 2. As pessoas jogavam tantas vezes, ou assistiam quem sabia jogar melhor, que se dava um jeito bem interessante para aprender o nome dos lutadores e dos golpes. 

Quem jogou SF2 no fliperama deve se lembrar de ataques clássicos, devidamente abrasileirados, como: “Ataque das Corujas”, do Ken, ou “Tiger Robocop”, do Sagat, dentre outros. No cenário competitivo, mesmo que ainda amador, não era tão difícil encontrar alguns campeonatos do game em clubes e bares. Bons tempos e haja ficha para chegar até o Bison. 

2. Metal Slug

Ótimo para “jogar de dois”, Metal Slug é um jogo de ação e plataforma tão caótico quanto é divertido. Também conhecido como devorador de todas as suas economias em fichas, o recomendado era sempre levar um amigo para jogar com você e dividir a conta do fliperama depois.

Isso porque fechar o jogo nas dificuldades mais altas era um desafio às suas habilidades de desviar de projéteis e de coordenação com a pessoa que estivesse jogando com você. O pixel art do game sempre foi muito bem feito e colorido e as pitadas de humor marcaram a franquia: desde o desespero dos inimigos esperneando ao serem atingidos ao famoso sobrevivente correndo com os braços no ar, após ser salvo.

3. Mortal Kombat II

Quem jogou Mortal Kombat II nas máquinas de arcade eram considerados os mais descolados do grupo de amigos. O game tinha cenas explícitas de violência, para a época, o “tio do fliperama” não deixava todo mundo jogar (ao menos era o que ele dizia).

Um dos aspectos que mais chamavam a atenção, além dos fatalities, era como os personagens se pareciam mais com gente de verdade do que em outros jogos do tipo. E isso porque os lutadores do game foram filmados em suas posições de luta e, depois, importados para o jogo. Uma técnica parecida também foi usada para capturar os movimentos do primeiro Prince of Persia.

Esses fliperamas de corrida com volante eram maravilhosos (Imagem: Divulgação/Pexels)

4. Jurassic Park: The Lost World

Lembro muito bem desse num shopping próximo a minha casa. Essa máquina era bem mais imersiva que as tradicionais, em que você só ficava em pé e usava os botões. Para jogar Jurassic Park: The Lost World, você entrava num fliperama meio cabine (com direito a cortinas nas laterais) e usava uma pistola de plástico ligada por um cabo ao fliperama. Seu objetivo era matar os dinossauros que apareciam na tela.

A ideia era simular que o jogador estava dentro de um carro, rodando pelo parque, e caçando dinossauros que fugiram. Particularmente, eu amava esse jogo, uma pena que a imprecisão do feedback do tiro da arminha na sua mão te fazia perder muito rápido (ou, às vezes, era essa a intenção). Mesmo assim, um jogaço!

5. Daytona USA

Daytona USA era um dos melhores jogos de corrida dos fliperamas nos shoppings (ao menos era onde eu costumava encontrá-lo com mais frequência). Inclusive, era possível jogar multiplayer e correr contra outras pessoas, caso tivessem mais máquinas com o jogo disponível. 

O ponto alto desse game era poder “entrar numa cabine” e usar um volante e pedais para controlar seu carro. Mesmo que para os padrões de hoje o visual pareça bem rudimentar, na década de 90 e até início dos anos 2000, o jogo sempre se destacou entre os demais do gênero por manter seus 60 quadros por segundo de forma consistente no single player.

6. Dance Dance Revolution

Esse era o jogo que todos amavam assistir alguém jogar, mas poucos tinham a coragem de subir na máquina e dançar. Dance Dance Revolution é um jogo de ritmo em que se joga pulando sobre setas no chão da máquina. É claro que o divertido não é somente ficar batendo com o pé no chão, mas sim criar toda uma coreografia com os braços e o restante do corpo também. 

Basicamente, DDR foi o antecessor do Just Dance (só a título de comparação). Até hoje pode-se encontrar algumas dessas máquinas em algum shopping e, se alguém estiver por lá se requebrando, certamente terá plateia. 

7. Double Dragon

Double Dragon é um dos beat ‘em up, ou jogo de andar e bater em todo mundo, mais famosos de todos os tempos. Pode não ser o mais jogado hoje em dia, mas certamente serviu de referência para muitos outros que vieram depois.

E jogá-lo no fliperama, especialmente com outra pessoa no cooperativo, era certeza de passar um bom tempo rezando para todos os combos engatarem e você não ter que gastar mais fichas, quando suas vidas acabarem. O macete de “prender” o inimigo no canto da tela quase sempre ajudava em momentos de desespero (menos quando eles já chegavam de voadora).

Outro tipo de fliperama ótimo! O problema era ter que ficar quase deitado numa posição não tão legal (Imagem: Divulgação/Pexels)

Outros jogos clássicos de fliperama

É claro que o universo maravilhoso dos jogos de fliperama vai muito além dos jogos citados aqui. Games, como Pong, Pac-Man, Space Invaders, Asteroids e Donkey Kong, por exemplo, foram alguns dos pioneiros nas máquinas de arcade. Há outros que fizeram bastante sucesso também, como: Marvel vs Capcom 2, Teenage Mutant Ninja Turtles, Sega Rally, Sunset Riders e por aí vai. 

Fora os jogos super divertidos com controles adaptados com motos, jet ski, skate e etc, que infelizmente eu não lembro mais os nomes, mas que era possível jogar com eles para se sentir ainda mais dentro do game (eu adorava o que você subia num skate para fazer as manobras). Mas agora é com você. Lembra de algum game de fliperama que tenha te marcado? Compartilha com a gente nos comentários!

Conheça 7 jogos da época de ouro dos fliperamas


perdi meu iphone como rastrear


Fonte: https://tecnoblog.net/responde/conheca-7-jogos-da-epoca-de-ouro-dos-fliperamas/
Conheça 7 jogos da época de ouro dos fliperamas Conheça 7 jogos da época de ouro dos fliperamas Reviewed by MeuSPY on janeiro 30, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.