GPUs Intel Arc para notebooks terão até 16 GB de memória, reforça vazamento

Quem esperava que a Intel revelasse mais detalhes sobre os chips gráficos Intel Arc na CES 2022 ficou decepcionado: o assunto pouco foi abordado por lá. Para essa turma, a consolação vem na forma de “vazamentos”. Os mais recentes apontam que a nova linha da marca terá pelo menos cinco opções para notebooks, o mais poderoso deles com desempenho similar ao da GPU GeForce RTX 3070 Ti.

  • Intel promete US$ 20 bi em novas fábricas para voltar a ser líder em chips
  • Intel NUC 11 Essential é um mini-PC com Windows 11 e chip Jasper Lake
GPUs Intel Arc (imagem: reprodução/Intel)
GPUs Intel Arc (imagem: reprodução/Intel)

De acordo com uma tabela de especificações divulgada no Twitter, o chip gráfico da Intel que será capaz de enfrentar o modelo da Nvidia virá com 16 GB de memória e uma largura de banda de 512 GB/s (gigabytes por segundo).

O detalhe mais importante é o que reforça os rumores de esse modelo contará com 512 unidades de execução (EU, na sigla em inglês). Trata-se de um avanço considerável em relação às GPUs integradas Intel Iris, que têm até 96 EUs.

É claro que somente testes independentes realizados com GPUs finalizadas é que vão nos dizer se os chips gráficos da Intel realmente conseguirão disputar mercado com os modelos da Nvidia (e da AMD).

Contudo, os resultados de alguns benchmarks da SiSoftware que (adivinhe?) também vazaram recentemente indicam que a GPU Intel Arc com 512 unidades de execução teve resultados muito próximos aos da GeForce RTX 3070 Ti.

Com base nas especificações dos demais modelos, podemos presumir que as GPUs com 384 e 256 unidades de execução serão capazes de brigar com a RTX 3060 e a 3050, respectivamente, apesar de ainda ser cedo para fazermos afirmações nesse sentido.

De todo modo, parece que vem briga boa por aí. Essa impressão é reforçada pelo suporte das GPUs Intel Arc ao ray tracing e ao XeSS (resposta da Intel para os padrões Nvidia DLSS e AMD FSR).

Suposta tabela de chips Intel Arc para notebooks (imagem: @9550pro/Twitter)
Suposta tabela de chips Intel Arc para notebooks (imagem: @9550pro/Twitter)

Intel Arc: disponibilidade

A previsão inicial diz que as primeiras GPUs Intel Arc serão anunciadas oficialmente ainda no primeiro trimestre de 2022. Porém, o site da companhia removeu as referências para esse período, o que nos faz presumir que o prazo pode ter mudado.

Se mudou, não deve ter sido para uma data longínqua, afinal, os vazamentos cada vez mais numerosos sugerem que os chips gráficos da Intel estão em fase final de desenvolvimento. Tomara. Nesse segmento, concorrência nunca é demais.

Só para constar, a primeira geração de GPUs dedicadas da Intel recebeu o codinome Alchemist (outrora, DG2) e será baseada na microarquitetura Xe-HPG (Xe High Performance Gaming) que, como o nome revela, tem foco no segmento gamer.

Com informações: Ars Technica.

GPUs Intel Arc para notebooks terão até 16 GB de memória, reforça vazamento


aplicativo de rastreador de celular


Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2022/01/25/gpus-intel-arc-para-notebooks-terao-ate-16-gb-de-memoria-reforca-vazamento/
GPUs Intel Arc para notebooks terão até 16 GB de memória, reforça vazamento GPUs Intel Arc para notebooks terão até 16 GB de memória, reforça vazamento Reviewed by MeuSPY on janeiro 25, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.