O problema dos NFTs criados de graça: quase todos são plágio ou spam

A Open Sea, o maior marketplace de NFTs do mundo, possibilita a seu usuário não somente comprar e vender tokens não fungíveis, mas também oferece uma ferramenta para criá-los (ou mintá-los) gratuitamente. No entanto, parece que essa funcionalidade está sendo usada amplamente para cometer fraudes, spam e plágios, conforme a plataforma comunicou na última quinta-feira (27).

  • Twitter deixa usar NFT em foto de perfil e se integra a carteiras de criptomoeda
  • O que é NFT [non-fungible tokens]?
Tokens não fungíveis, ou NFTs (Imagem: Marco Verch/Flickr)
Tokens não fungíveis, ou NFTs (Imagem: Marco Verch/Flickr)

Na realidade, o anúncio foi feito para justificar algumas mudanças nas políticas da Open Sea. A recente alteração fez com que os usuários da plataforma só conseguissem criar até cinco coleções com 50 NFTs cada usando a ferramenta gratuita.

Open Sea permite criar NFTs gratuitamente

A função foi lançada ainda em 2020, usando da técnica “lazy minting” para permitir a criação, ou “mintagem”, de tokens gratuitamente na plataforma. Isso é particularmente importante para criadores de NFTs, que geralmente precisam pagar uma taxa padrão da rede blockchain na qual estão registrando o token.

Conhecida como “gas fee”, essa taxa pode ser extremamente cara em blockchain populares, como o Ethereum, podendo chegar a centenas de dólares dependendo da época, demanda da rede, disponibilidade de mineradores e outros fatores.

Na Open Sea, é possível criar o token sem ter que pagar imediatamente todas as taxas, que são então cobradas em diferentes momentos, como quando se lista um desses ativos para a venda, por exemplo. No entanto, a plataforma disse em comunicado que identificou recentemente o uso indevido desse recurso “aumentar exponencialmente”. Estimativas indicam que mais de 80% dos NFTs criados com sua ferramenta eram trabalhos plagiados, coleções falsas e spam.

Plataforma reconhece problema de plágio de NFTs

Para lidar com o problema, a Open Sea anunciou que iria limitar a quantidade de NFTs que os usuários podem criar. Claro, a decisão não foi bem recebida por sua comunidade. Diversos usuários já estão reclamando que não conseguiram concluir suas coleções ou fazer upload de novos trabalhos, levando a plataforma a reverter o limite e pedir desculpas a seus usuários no mesmo dia.

“Toda decisão que tomamos, fazemos com nossos criadores em mente. Originalmente, construímos nosso contrato de vitrine compartilhada para facilitar a integração dos criadores no espaço”, disse a Open Sea em sua conta oficial no Twitter.

“Nós não tomamos essa decisão levianamente. Fizemos a alteração para abordar o feedback que recebíamos de toda a nossa comunidade. No entanto, deveríamos ter verificado isso com vocês antes de aplicá-la.”

No entanto, o mais interessante nessa narrativa é a grande revelação (desta vez com alguns dados mais concretos) que existe um crescente problema envolvendo plágio, fraudes e spam de NFTs.

Por exemplo, golpistas e bots têm como alvo inúmeros criadores legítimos, como artistas digitais reconhecidos e fotógrafos, roubando suas obras de arte e as vendendo em marketplaces como do próprio Open Sea. De acordo com dados da PetaPixel, alguns criadores reclamaram que a plataforma está lenta demais para processar solicitações de remoção e oferece um suporte ruim às vítimas de roubo e fraude.

Diante de tudo isso, o projeto afirmou na semana passada estar trabalhando em várias novas soluções para apoiar seus criadores e impedir que pessoas mal-intencionadas abusassem de sua ferramenta gratuita. “Nos comprometemos a checar essas mudanças com vocês antes de lançá-las”, disse a Open Sea no Twitter.

Com informações: Gizmodo

O problema dos NFTs criados de graça: quase todos são plágio ou spam


como faço para localizar um celular


Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2022/01/31/o-problema-dos-nfts-criados-de-graca-quase-todos-sao-plagio-ou-spam/
O problema dos NFTs criados de graça: quase todos são plágio ou spam O problema dos NFTs criados de graça: quase todos são plágio ou spam Reviewed by MeuSPY on janeiro 31, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.