O que é bootstrap?

Imagine uma ferramenta para criação de aplicações web, composta de HTML, CSS e Java Scrip totalmente gratuita. Veja abaixo, o que é bootstrap e quais são suas principais vantagens. O framework pode ser executado em qualquer plataforma Windows, Linux ou Mac. Ele oferece a opção de usar o grid system, uma das formas mais rápidas e simples de criar um layout.

  • O que é e para que serve o MongoDB?
  • O que é edge computing?
O que é bootstrap? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O que é bootstrap? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Índice

  • Definindo o bootstrap
  • Como usar?
  • Por que usar o bootstrap?
    • Sem retrabalho
    • Otimização de tempo
    • Fácil de usar
    • Compatibilidade com navegadores
    • Customização (personalizar)
  • Opinião de programador
  • Concluindo

Definindo o bootstrap

O bootstrap é uma estrutura de desenvolvimento web de código aberto e gratuita. Foi projetada para facilitar o processo de criação de sites responsivos para dispositivos móveis, fornecendo uma coleção de sintaxe para designs de modelo.

O framework é usado para tornar o site responsivo. O que significa isso? Ao abrir um site no PC, no laptop, tablet ou abrir em qualquer smartphone, o tamanho da tela do site feito com o bootstrap se ajusta automaticamente e o conteúdo se apresenta melhor.

Com isso, o longo processo que antes era feito para criar o site responsivo, torna-se fácil e economiza tempo de trabalho, por isso o bootstrap passou a ser muito usado. Atualmente, encontram-se muitos templates (modelos) na internet, dos quais 98% são responsivos e feitos do próprio bootstrap.

Como usar?

Para começar a usar o boostrap basta acessar o site oficial, fazer o download do arquivo CSS completo ou os complementos e ferramentas para adicionar aos seus gerenciadores de pacotes favoritos (npm, yarn, RubyGems, Composer, NuGet). A própria página do produtor ensina a fazer toda a instalação.

Por que usar o bootstrap?

Sem retrabalho

A principal e maior vantagem de todas é criar o site uma única vez. Então, seja qual for o aspecto da tela, o site abrirá sem nenhum prejuízo ao UI (Interface do usuário). Os modelos criados através do bootstrap são, normalmente, vendidos para aplicações a terceiros que usam o WordPress, Joomla, Drupal etc. A usabilidade é muito grande.

Otimização de tempo

Aumenta a velocidade de desenvolvimento e conclui o trabalho em um tempo muito curto. Criar um design responsivo sem bootstrap é garantia de maior tempo programando.

Fácil de usar

Basta ter um conhecimento básico de HTML e CSS, com esse pré-requisito já estará apto a utilizar a ferramenta.

Compatibilidade com navegadores

O bootstrap foi projetado de forma que a página da web tenha a mesma aparência em quase todos os navegadores modernos, como Firefox, Chrome, Microsoft Edge, Opera etc. minimizando possíveis falhas.

Customização (personalizar)

No próprio site do desenvolvedor, encontram-se várias opções — barra de navegação, tabela, formulário, botão, modelo, lista suspensa, emblemas etc. Marque os itens que quiser, remova a dos que não deseja, baixe e use.

Todas as classes CSF já estão criadas no bootstrap, basta usar essas classes em seu site e de forma fácil e rápida. Reduza o tempo gasto no desenvolvimento do site responsivo web.

Opinião de programador

Em entrevista ao Tecnoblog, o desenvolvedor full-stack Lyon Muller deu sua opinião sobre a eficiência de uso do bootstrap.

“Dependendo do projeto, se for pensar em performance, as classes CSS e todos os componentes que vem no conjunto completo dele podem atrapalhar um pouco o PageSpeed do Google. Eu recomendo o Bootstrap apenas se utilizar algumas das classes e componentes. Ex: Modais, Grid, algumas das classes de espaçamento, display também ajudam. Se usar o Bootstrap com SASS é melhor ainda, pois conseguimos filtrar praticamente componente por componente.”

Concluindo

Bootstrap é uma estrutura de front-end gratuita e popular entre os desenvolvedores de hoje, especialmente aqueles que trabalham no mundo do design da web. É fácil de usar e economiza muito tempo, evitando a necessidade de escrever códigos HTML, CSS e JavaScript manualmente.

A estrutura do bootstrap é flexível e robusta o suficiente para acomodar quase todas as necessidades de desenvolvimento de sites front-end. Sua melhor característica são os modelos de design que fazem as páginas da web funcionarem perfeitamente em todos os tamanhos de tela.

Com informação: Hostinger, iTriangle technolabs.

O que é bootstrap?


lg k40s frete gratis


Fonte: https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-bootstrap/
O que é bootstrap? O que é bootstrap? Reviewed by MeuSPY on janeiro 03, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.