O que é Docker? [Como funciona e as vantagens]

Dividir a carga em contêineres é uma forma fácil e prática de organização de conteúdos, sejam nos portos ou em programação. Veja abaixo, o que é Docker e como funciona essa gestão de softwares a aplicações particionadas, quais serão as vantagens para o usuário no método baseado em contêineres?

  • O que é rootkit?
  • O que é bootstrap?
O que é Docker? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O que é Docker? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Índice

  • Docker além dos portos e docas
  • O que são contêineres?
  • Como funciona o Docker?
    • Dockerfile
    • Docker image
    • Docker run utility
    • Docker hub
    • Docker engine
    • Docker compose
    • Docker desktop
  • Vantagens 
  • Pontos de atenção

Docker além dos portos e docas

O Docker é uma plataforma de código aberto para criar, implantar e gerenciar aplicativos em contêiner. Ele permite que os desenvolvedores empacotem aplicativos em contêineres — componentes executáveis padronizados que combinam o código-fonte do aplicativo com as bibliotecas do sistema operacional e as dependências necessárias para executar o código em qualquer ambiente.

No site oficial, estão disponíveis 4 versões do programa, sendo a Personal gratuita. Os contêineres simplificam a entrega de aplicativos distribuídos e se tornaram cada vez mais populares à medida que as organizações mudam para o desenvolvimento nativo da nuvem e ambientes híbridos.

Os desenvolvedores podem criar contêineres sem o Docker, mas a plataforma torna mais fácil, simples e seguro construir, implantar e gerenciar os “recipientes”. Ele é essencialmente um kit de ferramentas que permite que os desenvolvedores criem, implantem, executem e atualizem contêineres usando comandos simples e automação com economia de trabalho por meio de uma única API.

O que são contêineres?

Os contêineres são como unidades independentes de software que podem ser deslocados de um servidor para outro servidor, sendo executado da mesma forma, porque é isolado no nível do processo e possui seu próprio sistema de arquivos.

Ao simplificar essa operação, o Docker rapidamente se aproximou de um padrão de fato no setor. O programa permite que os desenvolvedores implementem, repliquem, movam e façam backup de uma carga de trabalho de maneira simplificada, usando um conjunto de imagens reutilizáveis para torná-las mais portáteis e flexíveis do que os métodos anteriores.

No mundo da máquina virtual (Virtual Machine – VM), isso pode ser feito mantendo os aplicativos separados enquanto são executados no mesmo hardware, mas cada VM requer seu próprio sistema operacional, o que significa que eles são geralmente grandes, lentos para inicializar, difíceis de movimentar, complicando a manutenção e atualização.

Onde os contêineres se destacaram na era da VM foi isolando ambientes de execução, enquanto compartilha o kernel do sistema operacional, fornecendo uma opção leve e rápida para os desenvolvedores.

Como funciona o Docker?

O Docker passou a ser reconhecido pelos desenvolvedores de software pois encontrou uma nova maneira de empacotar as ferramentas necessárias para criar e lançar um contêiner de uma maneira mais simplificada, pelo menos, do que era possível antes.

Dividido em partes componentes, o Docker inclui Dockerfile, imagens de contêiner, o utilitário de execução do Docker, Docker hub, Docker engine, Docker compose e Docker desktop.

Visual inicial do Docker Desktop no Windows (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Visual inicial do Docker desktop no Windows (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Dockerfile

Cada contêiner começa com um Dockerfile. Esse arquivo de texto fornece um conjunto de instruções para criar uma imagem do Docker, incluindo o sistema operacional, idiomas, variáveis ambientais, locais de arquivos, portas de rede e quaisquer outros componentes necessários para execução.

Docker image

Semelhante a um snapshot no mundo da VM (Virtual Machine), uma imagem do Docker é um arquivo executável portátil, somente leitura, que contém as instruções para criar um contêiner e as especificações para quais componentes de software o contêiner executará e como o fará.

Docker run utility

É o comando que inicia um contêiner. Cada contêiner é uma versão de uma imagem e várias versões da mesma imagem podem ser executadas simultaneamente.

Docker hub

É um repositório onde as imagens de contêiner podem ser armazenadas, compartilhadas e gerenciadas. Lembra o “GitHub” do Docker, mas focado em contêineres.

Docker engine

É o núcleo do Docker. É a tecnologia cliente-servidor de base que cria e executa os contêineres. O Docker engine inclui um processo de daemon de longa execução chamado dockerd para gerenciamento de contêineres, APIs que permitem a comunicação de programas com o daemon do Docker e uma interface de linha de comando.

Docker compose

É uma ferramenta de linha de comando que usa arquivos YAML para definir e executar aplicativos Docker de vários contêineres. Ele permite que se crie, inicie, pare e reconstrua todos os serviços da configuração e visualize o status e a saída de log de todos os serviços em execução.

Docker desktop

Todas essas partes componentes são empacotadas no aplicativo desktop do Docker, fornecendo uma maneira fácil de criar e compartilhar aplicativos e micro serviços em contêineres.

Vantagens 

Os contêineres do Docker fornecem uma maneira de criar aplicativos que são mais fáceis de montar, manter e movimentar do que os métodos anteriores. Isso oferece várias vantagens para os desenvolvedores de software.

Os contêineres são minimalistas e permitem a portabilidade. O Docker, por sua vez, permite que os aplicativos e seus ambientes sejam mantidos limpos e mínimos, isolando-os, o que concede um controle mais granular (em pequenas partes) e maior portabilidade.

Os módulos distintos do Docker permitem a composição. Os contêineres facilitam para os desenvolvedores compor os blocos de construção de um aplicativo em uma unidade modular com partes facilmente intercambiáveis. Esse fato acelera os ciclos de desenvolvimento, lançamentos de recursos e correções de bugs.

Pontos de atenção

Resolve muitos problemas, mas não resolve todos os problemas do desenvolvedor. Os contêineres do Docker não são máquinas virtuais. Ao contrário das máquinas virtuais, os contêineres usam porções controladas dos recursos do sistema operacional do host, o que significa que os elementos não são tão estritamente isolados quanto seriam em uma VM.

Os contêineres não fornecem velocidade “bare-metal”. Eles são significativamente mais leves e mais próximos do metal do que as máquinas virtuais, mas resultam em alguma sobrecarga de desempenho. Se a carga de trabalho exigir velocidade “bare-metal”, um contêiner o aproximará do resultado, mas não o levará até a conclusão do objetivo.

Os contêineres do Docker são imutáveis. São inicializados e executados a partir de uma imagem que descreve seu conteúdo.

Essa imagem é imutável por padrão. Mas, uma instância de contêiner é transitória. Quando removido da memória do sistema, desaparece para sempre. Se o usuário deseja que seus contêineres persistam no estado entre sessões, como faria uma máquina virtual, é preciso projetar para essa persistência.

Com essas informações já sabemos o que é o Docker e quais são as suas vantagens para os usuários programadores. Boa sorte.

Com informação: IBM, Info world.

O que é Docker? [Como funciona e as vantagens]


localizar celular android


Fonte: https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-docker-como-funciona-e-as-vantagens/
O que é Docker? [Como funciona e as vantagens] O que é Docker? [Como funciona e as vantagens] Reviewed by MeuSPY on janeiro 21, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.