O que é o Internet Archive?

Presente na rede desde 1996, o Internet Archive oferece uma infinidade de conteúdo recuperado e preservado de bilhões de sites. São mais de 25 anos de trabalho direcionados em um esforço para garantir que textos, imagens, vídeos, áudios e outros itens possam chegar a muitas pessoas diferentes. No fim das contas, esta é uma gigantesca biblioteca digital. Se você quiser conhecer mais sobre o projeto, confira nas linhas a seguir.

  • Como encontrar jogos gratuitos no Internet Archive
  • O que é um certificado digital?
O que é Internet Archive
O prédio do Internet Archive (Imagem: Flickr / Beatrice Murch)

Logo de cara, é importante saber que o Internet Archive é uma instituição sem fins lucrativos assim como uma biblioteca. Seu objetivo é o de preservar e disseminar conteúdos digitais e culturais de sites diversos. Muitos dos quais já deixaram de existir com o passar do tempo.

A organização nasceu em 1996 realizando arquivamentos da internet em si, já visualizando o que ela poderia se tornar. A preocupação de Brewster Kahle, o fundador do site, era o de garantir que páginas não desaparecessem, permitindo um acesso universal para todo o conhecimento. Segundo o próprio site:

A maioria das sociedades dá importância à preservação de artefatos de sua cultura e patrimônio. Sem esses artefatos, a civilização não tem memória e nenhum mecanismo para aprender com seus sucessos e fracassos. Nossa cultura agora produz cada vez mais artefatos em formato digital. A missão do Internet Archive é ajudar a preservar esses artefatos e criar uma biblioteca na internet para pesquisadores, historiadores e acadêmicos.

Tudo o que está disponível é entregue através de doações, parcerias e pessoas voluntárias. Qualquer pessoa com um cadastro ativo pode realizar o upload de mídia. Sendo assim, a curadoria é feita pela própria equipe para garantir que cada item seja o mais completo possível.

Qual o conteúdo disponível?

Por se considerar uma biblioteca antes de mais nada, o Internet Archive oferece uma gigantesca variedade de livros digitalizados. Dessa forma, qualquer usuário pode usufruir de materiais de leitura que normalmente não teria acesso em seu bairro ou cidade.

Além disso, páginas da web completas (mesmo aquelas que já saíram do ar) fazem parte da coleção da organização. Com isso, é possível recorrer ao banco de dados chamado Wayback Machine que fica na primeira sessão do site e encontrar muitas opções de outrora. Até mesmo tweets apagados podem ser encontrados aqui.

Para quem gosta de música, há um verdadeiro acervo de gravações, inclusive com discos 78rpm raros e completos que foram totalmente digitalizados. Há álbuns de shows gravados ao vivo para o deleite de quem curte escutar o som da multidão junto dos cantores.

Os vídeos também fazem parte da biblioteca digital do Internet Archive. Há gêneros e estilos distintos para todos os gostos, além de oferecer programas de televisão completos focados em noticiários. Essa é uma forma de não apenas preservar o conteúdo, mas também de resgatar informações transmitidas em suas épocas reais.

É claro que não posso esquecer as milhões de imagens que podem ser conferidas nas páginas do site. Estão presentes logos, artes de revistas, capas de discos, pôsteres de filmes, seriados e muito mais.

Por último, mas não menos importante, há mais de meio milhão de programas de computador no acervo do Internet Archive. Não é nada difícil encontrar jogos de MS-DOS que podem ser jogados no próprio browser do visitante, por exemplo.

Segundo o site, no momento de publicação deste artigo há:

  • 588 bilhões de páginas da web;
  • 28 milhões de livros e textos;
  • 14 milhões de gravações de áudio (incluindo 220.000 shows ao vivo);
  • 6 milhões de vídeos (incluindo 2 milhões de programas de notícias de televisão);
  • 3,5 milhões de imagens;
  • 580.000 programas de software.
Servidores de Internet
Servidores do Internet Archive (Imagem: Flickr / John Blyberg)

A importância do Internet Archive

Qualquer pessoa com aquela má vontade do ser humano vai dizer que o serviço prestado pelo site Internet Archive pode ser ilegal. Isso porque qualquer usuário cadastrado pode adicionar um tipo de mídia na plataforma. Dessa forma, não é raro encontrar ROMs de jogos por lá, mas resumir a proposta da organização fundada por Brewster Kahle a um lugar para baixar jogos grátis é algo simplesmente banal.

Preservar conteúdo histórico e cultural é de uma necessidade absurda, já que é uma maneira de enxergar a evolução e as alterações criativas de uma civilização ao longo dos anos. Dá para juntar isso ao fato de que todos os seres humanos precisam explorar o conhecimento, ainda mais de forma gratuita.

E isso é o que o Internet Archive oferece.

O papel dessa organização sem fins lucrativos é o de disseminar informação. Assim, qualquer usuário deveria não apenas fazer uso, mas também compartilhar com outras pessoas.

Você já visitou o Internet Archive? O que acha do seu conteúdo e de sua ideia? Conta pra gente!

Com informações: Public Domain.

O que é o Internet Archive?


como grampear um celular pelo número


Fonte: https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-o-internet-archive/
O que é o Internet Archive? O que é o Internet Archive? Reviewed by MeuSPY on janeiro 27, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.