Chip da Qualcomm tem suporte a Wi-Fi 7, que ainda nem existe

Já faz um tempo que o Wi-Fi passou a adotar números no lugar das letras para identificar cada geração da tecnologia. A ideia era simplificar, mas isso não deu muito certo, como provam o Wi-Fi 6E e o Wi-Fi 6 Release 2. E, para ficar um pouco mais complicado, a Qualcomm já está promovendo um chip com suporte ao Wi-Fi 7. Só que o Wi-Fi 7 ainda não foi lançado.

  • Por que você precisa de uma rede Wi-Fi para visitantes para ontem
  • O que é Wi-Fi Mesh?
Símbolo de rede Wi-Fi (Imagem: ivke32/Pixabay)
Símbolo de rede Wi-Fi (Imagem: ivke32/Pixabay)

A menção ao Wi-Fi 7 apareceu nesta segunda-feira (28), no lançamento da plataforma FastConnect 7800. Esse componente é o responsável por ligar smartphones a diversos outros dispositivos por Wi-Fi e Bluetooth, além de incluir codecs de áudio.

O FastConnect 7800 é o sucessor do FastConnect 6900, que vem equipando smartphones Android de topo de linha desde o começo de 2021 e traz suporte a Wi-Fi 6, 6E e Bluetooth 5.3.

Wi-Fi 7 está previsto para 2023, no mínimo

O Wi-Fi 7 ainda está em desenvolvimento. Por enquanto, muito do que se sabe sobre ele vem de um rascunho publicado em maio de 2021. Porém, ele ainda não foi aprovado por comissões de telecomunicações nem sequer finalizado.

A previsão é que ele esteja pronto lá por 2024. Já a MediaTek, concorrente da Qualcomm, espera que ele esteja no mercado em 2023.

O Wi-Fi 7 é o nome comercial do padrão 802.11be. A Wi-Fi Alliance mudou a nomenclatura dos padrões em 2019, transformando o 802.11ax em Wi-Fi 6.

A ideia era simplificar as coisas para o consumidor final, mas não foi bem isso que aconteceu: depois do Wi-Fi 6, veio o Wi-Fi 6E, com suporte à banda de 6 GHz.

Recentemente, a coisa ficou um pouco mais complicada com o Wi-Fi 6 Release 2, que atualiza tanto o 6 quanto o 6E com melhorias no upload e na latência.

Um gostinho do Wi-Fi 7 enquanto ele não chega

O que a Qualcomm fez foi colocar suporte a algumas dessas novidades na FastConnect 7800.

Pode parecer ousado, mas não é tanto assim. A Qualcomm faz parte da Wi-Fi Alliance, que define os padrões dessa tecnologia sem fio. Portanto, ela participa do desenvolvimento da tecnologia.

É o caso dos canais de 240 MHz ou 320 MHz na faixa dos 6 GHz. Essa faixa passou a ser usada no Wi-Fi 6E, mas com canais de 80 MHz e 160 MHz.

Especificações do FastConnect 7800
Especificações do FastConnect 7800 (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Outra novidade é o chamado High Band Simultaneous (HBAS) Multi-Link, que pode usar duas antenas para quatro conexões ao mesmo tempo. Teoricamente, seria possível chegar a velocidades de 5,8 Gbps e latências abaixo de 2 milissegundos, segundo a companhia.

Indo além do Wi-Fi, outra boa novidade do FastConnect 7800 é o Bluetooth LE Audio, que deve melhorar a qualidade do som de fones de ouvido e aparelhos auditivos, além de economizar bateria dos dispositivos.

O FastConnect 7800 deve começar a aparecer nos smartphones de topo de linha em 2023. Até lá, devemos ouvir falar mais do Wi-Fi 7. Por enquanto, ainda falta emplacar o Wi-Fi 6E e o Wi-Fi 6 Release 2.

Com informações: Android Police

Chip da Qualcomm tem suporte a Wi-Fi 7, que ainda nem existe


como localizar um celular pelo gmail


Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2022/02/28/chip-da-qualcomm-tem-suporte-a-wi-fi-7-que-ainda-nem-existe/
Chip da Qualcomm tem suporte a Wi-Fi 7, que ainda nem existe Chip da Qualcomm tem suporte a Wi-Fi 7, que ainda nem existe Reviewed by MeuSPY on fevereiro 28, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.