Como desinstalar programas via prompt de comando no Windows 10

Além de executar tarefas, o prompt de comando no Windows 10 também pode ser usado para desinstalar programas. A ferramenta da Microsoft consegue “forçar” uma desinstalação quando o assistente não funciona ou dificulta a remoção dos softwares instalados. Abaixo, vou te mostrar como excluir programas indesejados em poucos minutos para liberar espaço no armazenamento do PC.

  • Como desinstalar o Microsoft Edge do Windows 10
  • Como desinstalar uma atualização do Windows 10
Notebook com Windows 10 (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Notebook com Windows 10 (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Tempo necessário: 2 minutos.

A função que permite desinstalar programas via prompt de comando foi inserida em uma atualização relativamente antiga do Windows, então é bastante provável que seu PC seja compatível. Se esse não for o caso, recomendo que o atualize para a versão mais recente indo em “Configurações > Windows Update > Verificar se há atualizações”.

Ao contrário do que parece, o processo de desinstalação é bem simples e não usa muitas linhas de comandos. Siga as instruções abaixo para saber como realizá-lo:

  1. Abra o prompt de comando:

    Clique na barra de pesquisa no canto inferior esquerdo, digite “prompt de comando” e depois clique no ícone da ferramenta ou em “Abrir”;Clique no ícone do prompt ou na opção "Abrir" no menu lateral direito (Imagem: Reprodução/Windows 10)

  2. Verifique os programas instalados:

    Digite o comando “winget list” (sem aspas) e aperte a tecla “Enter” para exibir todos os softwares instalados no PC — esse processo pode demorar alguns segundos;

  3. Faça a desinstalação:

    Após encontrar o programa que deseja remover, digite o comando “winget uninstall NOMEDOPROGRAMA” (sem aspas) e aperte a tecla “Enter” para iniciar a desinstalação — o nome inserido deve ser o mesmo exibido na lista.

Se tudo ocorrer bem, assim que o programa for removido do PC, a ferramenta vai exibir a mensagem “Desinstalado com êxito”. Dependendo do software escolhido, a desinstalação acontece automaticamente ou será preciso clicar em alguns passos na janela pop-up para concluir o processo.

Pronto, agora você já sabe como desinstalar programas via prompt de comando no Windows 10. Vale ressaltar que o CMD também consegue excluir softwares nativos, mas nesses casos, recomendo que tome muito cuidado para não excluir um que seja importante para o funcionamento do sistema, como drives de áudio, por exemplo.

Como desinstalar programas via prompt de comando no Windows 10


celular frete gratis


Fonte: https://tecnoblog.net/responde/como-desinstalar-programas-via-prompt-de-comando-no-windows-10/
Como desinstalar programas via prompt de comando no Windows 10 Como desinstalar programas via prompt de comando no Windows 10 Reviewed by MeuSPY on fevereiro 02, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.