Como funciona o Axie Infinity

Axie Infinity é um jogo play-to-earn lançado em 2020, mas que se tornou extremamente popular com o boom das moedas digitais ao longo de 2021. O game conta com um sistema de recompensas em criptomoedas e uma gameplay de estratégia que mistura Pokémon com jogos de cartas. Para isso, você precisa possuir monstrinho, os Axies, que são também NFTs. Complexo? Não se preocupe, detalharei melhor como funciona o Axie Infinity.

  • Axie Infinity é pirâmide? Por dentro do polêmico jogo com criptomoedas
  • O que são jogos play to earn?
Banner promocional de Axie Infinity
Banner promocional de Axie Infinity (Imagem: Divulgação/ Axie Infinity)

Antes de tudo, é importante destacar que o Axie Infinity é um jogo que verdadeiramente recompensa seus jogadores, gerando renda através de criptomoedas que podem então ser convertidas para dólar, real e etc. No entanto, é necessário um investimento inicial para se poder jogar.

O que é necessário para jogar?

Para começar a explicar como funciona o Axie Infinity, preciso dizer que, por mais que o jogo seja gratuito, só é possível jogá-lo possuindo ao menos três “Axies”, os monstrinhos NFTs usados dentro no game para formar times e batalhar contra oponentes. Tradicionalmente, é necessário comprá-los com WETH, uma forma de ether (ETH), a criptomoeda nativa da rede Ethereum.

Naturalmente, ao lidar com criptomoedas o jogador também lida com carteiras digitais, como a integrada ao Axie Infinity, a Ronin Wallet. É nela que serão enviadas as moedas digitais criadas dentro do game, e também é onde o player precisará de um saldo em WETH para comprar seus Axies.

O jogador também vai precisar de um meio para comprar criptomoedas. Pela minha própria experiência, abrir uma conta em uma corretora de criptoativos, como a Binance, é o caminho mais fácil. Assim, é possível comprar os ativos e enviar para sua carteira Ronin vinculada ao Axie Infinity. Além disso, é o jeito mais simples de capitalizar seus ganhos in-game, vendendo as moedas digitais adquiridas.

No total, é preciso criar uma carteira digital Ronin, que funcionará também como uma das formas de login no Axie Infinity, abrir uma conta em uma corretora de criptomoedas e comprar a quantidade necessária de WETH para adquirir ao menos três monstrinhos.

Os monstrinhos NFTs e o marketplace

Cada Axie é um NFT e é negociado através do marketplace do Axie Infinity. Eles são vendidos por outros jogadores através da criptomoeda WETH, que tem seu valor praticamente pareado com o ether. Você visualizará o preço de cada monstrinho em dólar e em WETH, podendo filtrar por status, tipos (planta, aquático…), raridade e muito mais.

Marketplace de Axie Infinity
Marketplace de NFTs de Axies (Imagem: Reprodução/ Axie Infinity)

Com a carteira Ronin logada, vinculada ao marketplace e com saldo em WETH, o jogador poderá comprar um Axie através de leilões ou de vendas diretas. Então, o monstrinho será seu NFT e passará a ser utilizável dentro do game.

Os preços de cada Axie variam muito, assim como a economia do jogo. Em seu ápice em julho de 2021, os monstrinhos não custavam menos de US$ 200. No entanto, os valores desses NFTs despencaram para cerca de US$ 25 em fevereiro de 2022.

Preço de Axies no marketplace do Axie Infinity em setembro de 2021
Axies variam de preço conforme economia do jogo (Imagem: Reprodução/ Axie Infinity)

Há outras formas de se conseguir Axies, uma vez que se está dentro do jogo. Por exemplo, cada monstrinho pode procriar um número limitado de vezes, sendo necessário dois deles para fazer um ovo.

No entanto, esse processo custa SLP (Smooth Love Potion), uma das criptomoedas ganhadas in-game. Os valores variam de Axie para Axie, conforme o número de vezes que eles já procriaram e conforme o jogo se atualiza. Afinal, esse é o principal meio de queima das moedas digitais nativas, algo necessário para tentar conter quedas de preço.

Como funcionam as recompensas em criptomoedas

Com ao menos três Axies em mãos para formar seu primeiro time, o jogador já pode entrar no game e ser recompensado em criptomoedas. O Axie Infinity possui dois sistemas de pagamentos, um que bonifica SLP ao player, e outro que dá AXS (Axie Infinity Shards).

A primeira criptomoeda pode ser adquirida por todos os jogadores através do modo competitivo. Até fevereiro de 2022, o SLP também poderia ser adquirido, em quantidade limitada, através de missões diárias no modo Aventura, o PvE do Axie Infinity. No entanto, esse recurso foi desativado na época para conter a geração desenfreada da moeda digital.

Tela inicial de Axie Infinity
Tela inicial de Axie Infinity, mostrando modos Aventura e Arena (Imagem: Reprodução/ Axie Infinity)

Assim, somente o modo PvP pode conceder o prêmio em SLP. Cada jogador possui 20 pontos de energia, recuperados a diariamente as 21h, horário de Brasília. A “stamina” será consumida toda vez que o player entrar em uma partida no modo “Arena”, o competitivo do game. Jogar sem possuir energia não recompensará o player com a criptomoeda.

Vitórias no modo competitivo do Axie Infinty concedendo a criptomoeda SLP
Vitórias no modo competitivo do Axie Infinty podem conceder criptomoeda SLP (Imagem: Reprodução)

Gameplay de estratégia e cartas em Axie Infinity

Para além das criptomoedas, carteiras digitais e NFTs, Axie Infinity ainda é um jogo e conta com uma gameplay aparentemente simples, mas pode se tornar bem complexa no modo competitivo. As formas de jogar variam um pouco entre o modo PvE e PvP, por isso focarei no que acontece ao enfrentar outros players, já que é a fonte dos SLP e AXS.

Antes de tudo, é importante saber que cada Axie é uma combinação de “peças”, classe e status. No total, existem nove tipos de monstrinhos: Beast, Bug, Mech, Aqua, Bird, Dawn, Plant, Reptile e Dusk.

Assim como ocorre em Pokémon, cada classe possui vantagens de desvantagens naturais contra outras. Para entender melhor isso, as separei em três conjuntos, algo como “pedra, papel e tesoura”, nos quais cada tipo se encaixa.

  • Papel”: Best, Bug e Mech
  • Pedra”: Plant, Reptile e Dusk
  • Tesoura”: Aquatic, Bird e Dawn

Nessa alusão, papel ganha de pedra, mas perde para tesoura. Dentro do jogo, isso significa que cada um desses conjuntos recebe um bônus de 15% de dano extra sobre outro, enquanto toma 15% de dano a menos. Realmente, algo parecido com as vantagens e desvantagens que tipos de Pokémon possuem.

Imagem ilustrando as vantagens e desvantagens das classes de Axie Infinity
Vantagens e desvantagens das classes de Axies (Imagem: Reprodução/ The Lambda Clan)

Como dito anteriormente, cada Axie é formado por “peças”. Todos eles possuem uma classe inicial, mas seus chifres, olhos, orelhas, bocas, costas, caudas e formatos de corpo criam o conjunto de habilidades e cartas dos monstrinhos. Além disso, cada uma dessas partes concede pontos de status sobre os números base da classe. Dessa maneira, há uma infinidade de combinações para os Axies.

As partidas são entre times de três monstrinhos. É possível (e importante) definir as posições de cada um dos Axies. Por exemplo, classes mais resistentes tendem a ficar na frente, porque o dano tomado segue tipicamente a seguinte ordem: “frontline, midline e backline”.

Print da tela inicial de uma partida de Axie Infinity
Cada jogador inicia a partida com três de energia e seis cartas (Imagem: Reprodução/ Axie Infinity)

Ao iniciar a partida, o jogador recebe três pontos de energia e são distribuídas seis cartas aleatoriamente, pertencentes a seus Axies e definidas por suas peças. Em cada turno, o player ganhará mais dois pontos de energia e poderá sacar três novas cartas.

Na prática, as cartas representam ações de um de seus Axies. Cada monstrinho pode realizar até três ações em um único turno. Para jogar um card, é necessário gastar um ponto de energia, ainda que existam algumas exceções de cartas de consumo zero ou dois.

Um Axie atacando o outro após utilizar uma carta em Axie Infinity
Usar uma carta realiza uma ação de um dos Axies do time (Imagem: Reprodução/ Axie Infinity)

Vale destacar que quando um monstrinho morre na partida, suas cartas deixam de ser sacadas. Portanto, se você só possui um único Axie de pé, todos os cards recebidos serão dele. Além disso, a ordem de ação dos Axies se baseia no atributo de velocidade. Assim, os mais rápidos serão os primeiros a agir.

Resumidamente, a gameplay de Axie Infinity consiste em sequenciar estrategicamente as ações dos monstrinhos com as cartas disponíveis. Claro, existem ainda muitas variantes para se pensar com cuidado ao enfrentar um oponente, como as vantagens de classe, ordem de posicionamento dos Axies e muito mais. Como eu já havia dito, é um jogo aparentemente simples, mas que pode ser surpreendentemente complexo.

É possível jogar para se divertir?

O Axie Infinity é mais que um jogo, é um sistema play-to-earn que envolveu muitas empresas e investidores, girando milhões e milhões de dólares. Para muitas pessoas, o game se tornou uma fonte de renda. Além disso, é necessário um investimento inicial para jogar. No final das contas, o jogo é muito mais voltado para a geração de criptomoedas do que para o entretenimento, ainda que o modelo tente conciliar os dois.

Pela minha própria experiência, não vale a pena jogar casualmente. Na realidade, se você busca tirar uns trocados com Axie Infinity, é muito provável que sua experiência seja estressante em vez de divertida.

Como um último aviso, destaco que o perfil do seu oponente se aproxima muito mais de um investidor de criptomoedas do que de um player casual de Pokémon ou HearthStone. Sendo assim, há pouco espaço para realmente se divertir despreocupadamente no Axie.

Como funciona o Axie Infinity


como rastrear um telefone roubado


Fonte: https://tecnoblog.net/responde/como-funciona-o-axie-infinity/
Como funciona o Axie Infinity Como funciona o Axie Infinity Reviewed by MeuSPY on fevereiro 27, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.