O que é CTA ou Call-to-action?

Aparecendo em páginas de diversos assuntos pela internet, o Call-to-Action é uma expressão de extrema importância no marketing digital. Com isso, o usuário faz uma ação que busca criar um engajamento ou até mesmo transformá-lo em cliente. Se está querendo saber mais sobre o que é CTA, confira comigo nas linhas a seguir!

  • O que é social listening?
  • O que é crossmedia?
O que é CTA?  É uma chamada que tem o objetivo de fazer com que o usuário realize algum tipo de ação relacionada a uma postagem de redes sociais ou qualquer outro tipo de página da internet. Funciona como o passo seguinte na hora de transformar pessoa em cliente.
Definição de CTA (Imagem: Tecnoblog)

Sempre que você se depara com um post no Facebook que pede para você deixar um comentário ou um emoji para expressar sua opinião, você está participando ativamente de um Call-to-Action nas redes sociais. Isso também ocorre de maneira muito similar no Twitter, Instagram e tantos outros sites. Esses são exemplos do que é CTA.

Esse termo tão usado no marketing digital serve para pedir para o usuário fazer algo na página em que se encontra. Podem ser coisas mais simples como deixar um “like” ou um comentário, mas também pode pedir para que a pessoa assine uma newsletter ou realize um cadastro.

Mesmo não havendo um limite do que pedir em uma CTA, o bom senso deve ser sempre primordial. Exigir que o visitante deixe dados pessoais nunca é sugerido nessas situações, por exemplo. Sendo assim, uma Call-to-action satisfatória é aquela que é simples, mas que consegue fazer o usuário se sentir uma parte relevante da página ou do serviço.

Sua importância é enorme, já que é um passo que simplesmente não pode ser pulado ou ignorado em um marketing digital. Não adianta apenas informar que o seu produto foi lançado, é necessário colocar o usuário nesse meio de forma ativa.

Exemplos de CTA

O Call-to-action sempre precisa ser o mais claro possível. Não adianta dar voltas e voltas para pedir algo simples como clicar em um botão ou digitar uma frase. Uma dica valiosa é jamais tratar o leitor/usuário como alguém que não sabe o que está fazendo. Sempre seja direto em seu pedido.

Twitter

No exemplo abaixo, um tuíte feito pelo Spotify Brasil pede para que o usuário clique no botão para entrar na transmissão ao vivo do Casimiro. A CTA aqui é o “Vai perder essa?” e a seta para o link. Além disso, a própria rede social já oferece botões como “Comentar”, “Gostar” e de “Retweet”.

Spotify Casimiro
Twitter do Spotify Brasil (Imagem: Reprodução)

Botão em site

Outro exemplo de Call-to-action pode ser encontrado no post do Hit Kill 41. Um pouco antes da descrição do episódio do podcast, há dois botões que direcionam o leitor para os grupos de Achados do TB, tanto para WhatsApp quanto Telegram.

Página do TB
Página do Hit Kill (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Inscrição em newsletter

Um ótimo exemplo de CTA para realizar uma inscrição que visa receber novidades por e-mail pode ser encontrada em sites de bandas e músicos. Os fãs querem saber mais sobre novos álbuns ou datas de shows, então qual o melhor lugar para conferir tudo isso? O site oficial, claro! Aqui, o Call-to-action é claro e direto: adicione seu endereço de e-mail para receber futuras informações.

O que é CTA
Página inicial do site da banda Deftones (Imagem: Reprodução)

CTA para vendas e descontos

No exemplo a seguir, é possível notar que o objetivo do Call-to-action para o visitante é conseguir um desconto na compra de algum produto. Dessa forma, o site consegue garantir uma venda e, junto disso, um cadastro de um novo usuário.

Site Avon
Site da Avon (Imagem: Reprodução)

Uso de CTA para baixar materiais gratuitos

Por último, o exemplo abaixo pede para que o visitante complete um formulário para receber em troca um item gratuito. Isso serve para a criação de cadastros e até mesmo na produção de estatísticas para pesquisas e campanhas futuras. É uma forma válida para dar a sensação de troca equivalente para o usuário.

O que é CTA
Site do Sebrae (Imagem: Reprodução)

Agora que você conhece mais sobre o que é CTA, conta pra gente se já encontrou alguma mais fora do padrão por aí. Vai que você consegue nos surpreender!

O que é CTA ou Call-to-action?


rastrear android pelo imei


Fonte: https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-cta-ou-call-to-action/
O que é CTA ou Call-to-action? O que é CTA ou Call-to-action? Reviewed by MeuSPY on fevereiro 28, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.