Voz de Luke Skywalker ficou estranha em Boba Fett por causa de software

Na última semana noticiamos que o episódio mais recente de O Livro de Boba Fett trazia a participação de Luke Skywalker com um suposto deepfake rejuvenescido e a dublagem de Mark Hamill. Acontece que Hamill não gravou uma linha de fala sequer para o capítulo – a voz utilizada foi gerada a partir de um software de inteligência artificial, com base em falas gravadas pelo ator em filmes passados.

  • A melhor ordem para assistir Star Wars no Disney+ [filmes e séries]
  • Fãs de Star Wars consertam mais um personagem de O Livro de Boba Fett
Luke Skywalker teve voz recriada por programa em Boba Fett (Imagem: Reprodução)

De acordo com a produção da Lucasfilm, um programa chamado Respeecher foi o responsável pela criação da voz de Luke Skywalker no seriado. O software tomou como base vozes gravadas por Mark Hamill ainda em sua juventude, para dar o tom certo ao jovem Jedi, enquanto ele aparece muito mais novo do que o que foi visto nos filmes mais recentes.

Na verdade, este foi o mesmo programa usado para dar voz ao personagem no final da temporada de The Mandalorian, em 2020. Matthew Wood, editor de som, explica que o Respeecher é uma rede neural que aprende de acordo com a informação depositada nele. Assim eles arquivaram sons da voz de Mark Hamill e, com base nisso, geraram os diálogos ouvidos em O Livro de Boba Fett.

O produtor explica que foram usados diálogo do ator dos filmes e também de rádio novelas que Mark Hamill fez no passado, mais ou menos na mesma época. A partir daí foi possível ajustar tom e também o timbre necessário para lembrar o jovem Luke. O único problema é que a voz ficou claramente artificial, como se estivesse sendo dublada por um terceiro.

Vale lembrar que esta versão de Luke foi interpretada por outro ator, apenas com seu rosto modificado digitalmente. Desta forma Mark Hamill não teve qualquer participação na série – ao contrário do que aconteceu em The Mandalorian.

Preparativos para aposentadoria de Hamill?

Esta pode ser uma forma encontrada pela Disney e Lucasfilm para continuar com o personagem em produções futuras, já que Hamill está com idade avançada e pode parar de atuar a qualquer momento, ao se aposentar. Além disso os estúdios também podem estar se precavendo para outro imprevisto, como foi o caso do falecimento de Carrie Fisher, em 2016, enquanto ainda estava atuando na trilogia mais recente de Star Wars.

É certo que Luke Skywalker vai continuar aparecendo aqui ou ali, seja em seriados de outros personagens ou até em filmes ou séries próprias que ainda serão lançadas. Ele é uma figura central e muito importante para este universo e não há como deixá-lo de fora em algumas narrativas e cenários.

Com informações: Gizmodo.

Voz de Luke Skywalker ficou estranha em Boba Fett por causa de software


como rastrear o whatsapp de outra pessoa pelo meu celular


Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2022/02/07/voz-de-luke-skywalker-ficou-estranha-em-boba-fett-por-causa-de-software/
Voz de Luke Skywalker ficou estranha em Boba Fett por causa de software Voz de Luke Skywalker ficou estranha em Boba Fett por causa de software Reviewed by MeuSPY on fevereiro 07, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.